html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> "...estórias...do Fogareiro": fevereiro 2006

tocha.gif

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

A estória de um taxista


O separador foi colocado para evitar “o laço ao pescoço”. Acho piada à metáfora da ‘facada’, ao jeito rápido como atravessa a mão na garganta. O grande actor António Silva parece que desceu à terra. Entendido que o pescoço não corre risco de ficar enlaçado, a janela que separa o cliente do taxista fica aberta.
“Sabe”, em Cuba, baixo Alentejo, a miséria era alta. Calçou os primeiros sapatos, já a adolescência ia a meio do caminho. Enquanto a ditadura de Salazar marchava em Portugal, filiou-se no Partido Comunista Português. O carro perde a velocidade para acelerar a convicção: “Sou comunista até morrer e com muita honra.” Para afincar a firmeza canta a ‘Grândola Vila Morena’. Mesmo se uma amnésia lhe traísse a memória, lembrar-se-ia da letra. Quando a cantoria termina, relembro que o comunismo desandou do mapa. “Não é bem assim.” É. Raros são os países que não se despediram do socialismo virgem, o que não invalida o meu gosto por Zeca Afonso. Mas, o que lhe importa que a URSS tenha ido às couves, o tombo do Muro de Berlim, a reviravolta do Leste europeu?
A sentença, por enquanto, sem musical, vem a seguir: “O Comunismo, um dia voltará. O Comunismo nunca acaba.” Pois, com reticências. Falará de Cuba? “está a falar da minha Cuba?” Não. A outra. A dos charutos. Uma tosse bate-lhe palmas. Interrompo a gosma com os cubanos que tentam fugir de braços fortes na água e que são metralhados com a pontaria dos muchachos de Fidel Castro. “Não é bem assim”, responde, já preparado para um cantar alentejano. É. O mar das Caraíbas fica vermelho de tanta hemoglobina. As mulheres ficam viúvas. As mães mancas de filhos. Não continuo em direcção aos colarinhos da República Popular da China. Mudemos de assunto. De tema. De ares.
A veia poética, a dele, encarrega-se de trocar o ar: “que lindos são os teus olhos que eu sempre gostei de ver/ tu és a força da vida/ tu és o Sol a nascer.”
Faz “estas coisas”, mas, não se considera poeta. Olha para a pessoa, coisa, ou lugar e os poemas saem. Depois, e se calha, escreve-os.
“Ouça lá este que eu dizia, quando os bailaricos da minha terra estavam fracotes.” Por estar mais gente sentada do que a dançar? Confirma com a cabeça. Entendo o que o silêncio pretende. A poesia entrou outra vez no táxi. “Já vi um baile avagarado, na falta de haver quem cante, agora começo eu, siga o baile para diante!”
“Posso dizer um que é um bocadinho picante?” Pode. “Veja lá.” Pode. “A mulher é uma delícia para o homem navegar/ou de costas, ou de lado/ou de barriga para o ar.”
Um abraço para o amigo "cota" António Abraços...taxista em Cuba...Alentejo...
[ ouvindo mp3...Led Zeppelin - "Highway to heaven" ]

terça-feira, fevereiro 21, 2006

O factor "Portugal"...


Esta foto deve de ir dar "falamática" como diz uma velhota minha amiga..."...olha,Tavo,aquidassim dá falamática..."...diz ela ás vezes ; mas o caso não é esse,a foto pode vir a dar "falamática" ou "problemas" ou seja lá o que for pelo seguinte : Sou Sportinguista assumido,não sou daqueles que não comem salada com tomate devido a que os tomates são encarnados mas sou Sportinguista assumido e pronto,no entanto...hoje serei Benfiquista.Quer acreditem os meus amigos Sportinguistas e Benfiquistas,quer não acreditem...sou Benfiquista hoje e pronto.As "futeboladas" com os clubes estrangeiros nas competições europeias dão-me para estas coisas e hoje sou do Benfica,sem nunca me esquecer de que no fundo sou leão,sou do Sporting...e que em Portugal a nossa "conversa" é outra ;
Força Benfica,"arrima-me" esses ingleses do Liverpool...mas atenção,nas competições em Portugal não contes comigo em altura alguma ; hoje é diferente...Força Benfica...O factor "Portugal" com o coeficiente "Ser Português" deu-me para isto...
[ ouvindo mp3...António Vitorino de Almeida - "Sinfonia do Benfica" ]

Notícias do dia...pois...

O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, foi constituído arguido pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto devido ao caso das obras do Túnel de Ceuta...a normal notícia do dia a dia Português...pois.
A ministra da Saúde espanhola, Elena Salgado, anunciou esta terça-feira não ter sido detectado qualquer caso de gripe das aves nos testes realizados no laboratório de referência, em Madrid, para despiste da doença..."táqui tá cá"...a notícia para quem não acredita em bruxas mas a ministra espanhola devia dizer "...pero que las ai,las ai..."...pois.
Em Portugal morrem diariamente quatro a cinco mulheres vítimas de cancro da mama, uma «epidemia» que começa a atingir cada vez mais jovens, alertou esta terça-feira um representante da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC)...prevenção...muita prevenção...se faz favor.
[ ouvindo mp3...Mettalica - "Nothing else matter" ]

Uma estória de Bancos

Uma estória...real,pelos vistos ; a verdade é que a Caixa Geral de Depósitos não aceita a abertura de contas a desempregados...verdade...?
Pelo menos ainda ninguém da "famigerada" C.G.D. desmentiu.Um repórter da Rádio Renascença procurou abrir conta em várias instituições bancárias e vai daí...Bem,segundo o que ouvi no noticiário da R.R.,o repórter dirigiu-se a vários bancos na condição de desempregado e o Millenium BCP disse que sim senhor,abria-se a conta com a entrega da "normal papelada" e um depósito de 100 euros ; o B.E.S. também com a "papelada" e se não houvesse último recido na condição de empregado,também abria com o consequente depósito de abertura no valor de 250 euros ; um outro banco,do qual já não me lembro o nome aceitou de imediato sem qualquer tipo de restrição ; a "omnipresente" C.G.D. não senhor...não há recibo de último vencimento duma pessoa enquanto empregada...não há conta aberta...e até agora ainda não ouvi uma "desculpa qualquer da omnipresente e famigerada" instituição bancária...a ser verdade,pode muito bem ser um mal-entendido entre funcionário e "possível" cliente...bem,a ser verdade só uma palavra para esta situação...DISCRIMINAÇÃO e ponto final.
[ ouvindo mp3...Pink Floyd - "Money" ]

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Aborto,eutanásia e suicídio

Hoje deu-me para isto não sei bem porquê,mas pronto deu-me...Aborto,eutanásia e suícido.Vinha á pouco a "matutar nestas coisas"...a vida também tem estes três "componentes" ; sou completamente a favor da despenalização do aborto,mesmo sendo um católico ainda do tempo das catequeses e a quem foram transmitidos muitos e bons valores.Reconheço que não sou católico praticante ( ...a minha ida á Igreja resume-se a casamentos,baptizados e funerais... ),mas no caso concreto do aborto sou,como disse atrás,completamente a favor.
A eutanásia,pese embora uma série de valores e ainda mais,quando o "caso" toca a familiares muito próximos mesmo,o que para mim felizmente não é o caso...dizia eu,a eutanásia tolero-a quando as esperanças de vida de uma pessoa em fase terminal por doença e onde a medicina por muito evoluida que esteja,não consegue ser "tábua de salvação",estando um doente em sofrimento constante e doloroso...então,por muito que isso faça doer á família...eutanásia sim,aí eu tolero-a.
O suícidio,como o de um velhote que eu transportava,em tratamento de IRC ( insuficiência renal crónica...a vulgarmente chamada Diálise ) e que um dia destes ao chegar para o transportar, tinha cometido esse acto ; bem,o suícidio eu não compreendo totalmente.Compreendo que uma enorme depressão na pessoa a pode levar a isso...e também reconheço que para cometer uma acto deste género é preciso para além da tal enorme depressão,uma grande coragem.Digo eu.
[ ouvindo mp3...Queen - "These are the days of our lives" ]

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Para ti amigo,Helder "Moca"...

Para ti,amigo "Moca"...só assim e mais nada.Escrever o quê...? ...e tanto havia para escrever ; Contar qual estória...? ...e tantas estórias passamos no S. Torcatense e fora dele ; Falar do quê...? ...de tanta coisa,de tantas recordações,inesqueciveis, de momentos bons e de tantas recordações de alguns momentos menos bons ; Lembrei-me de ti á bocado... um abraço,"capitão" do S. Torcatense...ponto final parágrafo.
[ ouvindo mp3...Queen - "We are the champions" ]

Sobre sms

Um amigo meu,enquanto tomavamos um café há dias atrás,contou-me esta da sua "safra" ; não aguentei a risada,desculpem lá,mas teve que ser...e então dizia-me ele : "...olha...este café...Cafecel não é isto? ...isto é terrível.Estou a beber e tenho que sair daqui a correr para a casa de banho...é terrível este Cafecel..." ; "...mas epá,olha...agora pelo Natal mandaram uma mensagem que dizia assim :"Feliz natal e um ano cheio de coisas boas. Eu sei que ainda é cedo mas como tenho muitos amigos ricos, lembrei-me de começar pelos pobres, ranhosos e mal vestidos..." ao que eu lhe respondi "...pois...epá,também recebi vários sms com esse texto...".E ele,enquanto "emburcava de esticão" o resto da "purga Cafecel" ( Diamantino...tens que mudar para Delta ou outro qualquer...aquele não...até a mim me dá volta ao "estomedo" ) diz-me assim : "...só não deves ter é respondido o que eu respondi...respondi assim :" Obrigado e igualmente.... e já agora, como o elton john se casou por estes dias, eu lembrei-me de começar pelos paneleiros... um feliz natal para ti e para os teus..."...Sms's de Natal...Cafécel na Repsol...Amigos...Coisas...
[ ouvindo mp3...Def Leppard - "Action" ]

Um "SMS"...

Um sms ; coisa normal de receber e de enviar.No meu caso,recebi no passado Domingo uma mensagem sms no meu Nokia 6600 (...passe a publicidade...)...a mensagem foi enviada pelo meu amigo Banha,"The old River" e pronto.O sms dizia o seguinte :
"...MS-DOS emulator for SymbvianOS.Nokia Series 60 only.Try it!..." e vai daí fui aos detalhes da mensagem e dizia "alidassim" :
"De Banha <+35196 etc e tal...> ; Assunto : MS-DOS ; Data : 12-02-2006 ; Hora : 10:35 ;Tamanho : 1Kb ; Para : <+35196 o resto do meu número...> ; e vai daí "arranco" para ver se havia mais "qualquer coisa"...e nos Objectos lá vinham dois "attachements" ; o attachment.txt e um commw.txt...epá,amigo Banha...eu não abri os atachamentos e pronto.
Estou em "pulgas" para falar contigo para ver "o quéque vinha alidassim"...seria o quê...? Um convite para eu ser novamente cabeça de lista á minha Freguesia daqui a 4 anos...? Um texto do José Socrates...? Uma "coisa" com "senhoras nuas"...? Ou um sms-armadilha enviado pelos islâmicos para todos os "télélés" Nokia...? Ou então era uma "coisa" do mais simples e eu como sou "um grunho do caraças" não percebi...
Já agora um abraço enorme para o meu amigo Banha..."singing by the river"...
[ ouvindo mp3...Def Leppard - "Bringin' on the heartbreak" ]

Semiramis.blogspot.com

















[ ouvindo mp3...Def Leppard - "Heaven" ]

Politiquices

Numa edição do Correio da Manhã do mês passado,acho eu, informava-se o povo português que, no Banco de Portugal se apregoa uma terapia de choque para todos nós, mas que entre a sua própria elite, sacrifícios é uma palavra inexistente.
E enquanto que o comum dos portugueses trabalha durante 40 anos para ter uma reforma, que na grande parte só serve para sobreviver, aos cavalheiros que passam pela tutela desse Banco, que é de todos nós, pagam-se pensões vitalícias, cartões de crédito e viaturas!
Numa palavra...uma descaradíssima vergonha e depois, é por estes motivos, e muitos outros, que os Portugueses não têm qualquer respeito pela classe política!
É verdade, até o nosso futuro Presidente da República aproveita!
Comecem a cortar nas despesas, mas comecem por quem mais pode deixar de ter privilégios… A "bendita e acima de tudo e de todos" da nossa classe política...Arre!!!!!
[ ouvindo mp3...Def Leppard - "Hysteria" ]

O Dia dos Namorados que já passou...

Há dias assim...O Dia dos Namorados é um desses dias.Sou um bocado contra estas coisas dos dias disto e daquilo,devidamente instituidos e que única e exclusiva função é "encher a cabeça da gente" com o que devemos ou não dar...ou isto ou aquilo e mais aquilo.Não sou um "gajo" para estes dias e pronto.Já lá vai o tempo...Não que não ofereça uma rosa ou um chocolate ou um Swatch ou um perfume,mas "encherem a cabeça da gente" com anúncios e mais anúncios,com publicidade barata...para mim já chegou.Não alinho e pronto.Ofereço noutros dias,tenho ataques de namorado noutros dias e está "feito"...No entanto o meu Dia dos Namorados deveria ter sido mais ou menos assim :
Convinha ter tomado banho, cortado a barba, e usado um bom perfume.O segundo passo seria a aquisição da prenda, uma flor fica sempre bem, mas atenção não compre a um Kéfror ( indiano das flores ) porque eles "chulam" o leitor com preços exorbitantes, depois outra prenda, um perfume, livro qualquer coisa desde que não sejam filmes pornográficos ( !!!!!! ), e um dvd com os 1000 melhores golos (...este para mim,que isto de comprar só prenda para a...).O terceiro passo seria a escolha do restaurante, não pode ser a churrasqueira nem o tasco onde costuma parar, os macdonalds ficam sempre mal e roulotes nem pensar. Nesse dia deveria ter sido o típico restaurante italiano ou para os mais exóticos o indiano...e ponto final,parágrafo.
...e já agora...se dei ou não dei prenda no Dia dos Namorados ou melhor,no Dia do obrigado a comprar qualquer coisa porque os outros compram e "a gente" não...se dei ou não dei !? Terei dado...????
[ ouvindo mp3...Def Leppard - "Make love like a man" ]

Mais um cartoon


Já estou a "arriscar" demais...agora publico este cartoon que "roubei descaradamente" já não me lembro onde.Perdão...Mas não resisto e sinto que cada vez mais sou um alvo mais fácil para um atentado á bomba ou sei lá que mais...quem sabe se poderei até levar o PC "selado" por uma qualquer investigação do tipo "envelope 9"...ou ainda me pode "aparecer" o amigo Freitas do Amaral a dizer que "...pois,amigos islâmicos,desculpem lá o que está a acontecer...é que nós,ocidentais,andamos a persegui-los há séculos e últimamente ainda muito mais...".Pois,aqui fica o cartoon e seja o que Deus quiser.
[ ouvindo mp3...Uriah Heep - "Roll over Beethoven" ]

sábado, fevereiro 11, 2006

Parodiantes de Lisboa






Os Parodiantes de Lisboa surgiram em 18 de Março de 1947, graças à determinação, persistência e genialidade de JOSÉ ANDRADE, depois de acabarem as emissões semanais de um jornal humorístico daquela época, intitulado "A Bomba".
Começaram com um programa denominado " Parada da Paródia", que ia para o ar às terças-feiras, às 20 horas, através da Rádio Peninsular, naquele tempo instalada na Rua Voz do Operário. Com o evento da publicidade, os Parodiantes de Lisboa, começaram a lançar novos programas, ainda nos Emissores Associados de Lisboa. Assim nasceu o programa "Graça com Todos", no Rádio Clube Português. Este programa chegou a ser transmitido, simultaneamente, em Lisboa, Porto, Madeira, Angola, Moçambique e em muitas estações estrangeiras destinadas aos emigrantes. Outros programas: "Vira o Disco", "Radionovela", "Teatro Trágico", "Entre as dez e as onze" e "PBX". Este último marcou uma nova época dos programas da noite, na Rádio Renascença.
Figuras lançadas e muito populares:

- O BÁUBAU E A FLAUSINA

- JACK TAXAS E O SEU CAVALO CARA LINDA

- MANAS CATATUA- COMPADRE ALENTEJANO

- MENINO ARNESTINHO- PATILHAS E VENTOINHA

- DELICADINHO DA SILVA- O AMIGO FRESQUINHO
Já agora...e a Cabana dos Parodiantes em Salvaterra de Magos...???
[ ouvindo vinilo...António Mourão - "Ó tempo volta para trás" ]


Cartoons...parte do que penso...

Quem sou eu para falar dos cartoons...? Quem sou para falar dos célebres cartoons de Maomé...? Não há mais nada a dizer a não ser uma profunda estupefação pela situação que se vive.O jornal dinamarquês "Jyllands-Posten" publicou-as.Estão publicadas e pronto.Não serão de bom gosto mas são simples caricaturas ; os muçulmanos ou islâmicos ou árabes ou etc e tal não gostaram.Estão no seu pleno direito.Os tais cartoons foram publicados a primeira vez em 30 de Setembro do ano passado e só agora temos este "estardalhaço" todo dos muçulmanos, com ataques ás embaixadas da Dinamarca,Noruega,França,Austria...queimam-se as bandeiras da mesma Dinamarca,da mesma Noruega,de França,Austria,Itália,Israel,Estados Unidos,Inglaterra,Espanha...milhares e milhares de manifestantes,alguns empunhando armas,protestam com violência ; o Governo da Dinamarca já pediu desculpas,o jornal pediu desculpas e acabou de voltar a pedir desculpas e...a doutrina dos muçulmanos parece não conhecer a palavra perdão...Os cristãos conhecem e aplicam essa palavra.Maneiras diferentes de professar uma religião...sem dúvida.
Os muçulmanos manifestam-se em pleno coração da Europa e os Europeus vigiam,no sentido de manter a ordem...seria possível haver uma manifestação católica,deste cariz, num qualquer País muçulmano..? Seria possível...? Acho que nem por sombras.
A Liga Árabe Europeia lançou uma "campanha" na sexta-feira, dia em que anunciou a "publicação sistemática de desenhos atrevidos" para "romper tabus e cruzar todas as linhas vermelhas", numa referência às caricaturas de Maomé.Na sua página na Internet, a organização publica um desenho de Hitler deitado na cama com Anne Frank, um símbolo judaico do Holocausto, e uma segunda imagem que questiona o extermínio de judeus."...Depois da lição que árabes e muçulmanos receberam dos europeus sobre liberdade de expressão e tolerância e depois de muitos diários europeus voltarem a publicar as caricaturas dinamarquesas do profeta Maomé, a Liga decidiu entrar no negócio das imagens e fazer uso do seu direito à expressão artística...".
Aceita-se completamente esta atitude dos árabes,embora seja uma forma de tirar "revanche",mas tudo bem,aceita-se e tolera-se.Assim os muçulmanos fossem tolerantes !! Mas a História diz-nos que tolerância é outra palavra desconhecida para eles,uma palavra que não deve constar do Corão...
...aceito que os muçulmanos não tenham "sentido de humor"...nós,Cristãos,já vimos Jesus ser caricaturado e fomos tolerantes.O problema passa,digo eu,leigo nesta matéria...por querer "tapar o sol com uma peneira",o problema é muito maior e com outros fundamentos que não estes ; ele é a invasão e guerra no Iraque,ele é a Síria,ele é a Arábia Saudita,ele é o Afganistão,ele é o Irão e o enriquecimento do urânio...ele é Israel...ele é a Palestina e o Hamas ( sim,o Hamas que mata as suas próprias crianças...e que é ganhador das eleições na Palestina)...ele é que os muçulmanos só "estão bem é a guerrear uns com os outros" ou com alguém...pois é.O grande problema é outro que não os cartoons ; até porque o timing desta confusão toda tinha que ser agora e não em Setembro do ano passado...
E para mais acho que a Europa não é obrigada a "agachar-se" desta maneira...se entendemos a poligamia dos muçulmanos,eles têm que entender a nossa monogamia...se entendemos que o seu deus seja Maomé,eles têm que entender que o nosso é Jesus Cristo...os muçulmanos consentiriam alguma vez que fosse exposto um trabalho sobre Maomé,como a exposição que agora decorre em Londres com o título "Jesus Cristo e a sua sexualidade"...? Nunca na vida tal podia acontecer num país árabe ou muçulmano ou sei lá o quê... Pois é.Tolerâncias.Mas os muçulmanos têm que entender que foram cartoons de mau gosto,é certo...mas têm que aprender a ler no Corão a palavra tolerância...pelo menos deviam tentar,mas não...preferem guerras...Preferem o fundamentalismo e pronto.
E para além disso,embora a nossa Liberdade termine onde começa a Liberdade dos outros...como dizia Pacheco Pereira no seu Abrupto "...a liberdade de expressão ou há...ou não há...".
E pronto,este post "fugiu" ao meu tipo de "postas" mas é parte do que eu penso e não vou voltar a escrever sobre isto porque das duas uma : ou sou vítima de um atentado fundamentalista islâmico ou Portugal,tal como a Dinamarca,tem que pedir desculpa por mim.
[ ouvindo mp3...Jethro Tull - "War child" ]

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Rui da Palma Carlos,arquitecto


Rui de Palma Carlos...Arquitecto...é meu vizinho ; meu vizinho e amigo.Muitas são as vezes em que ficamos á conversa tempos sem fim.Geralmente ele é que fala mais.Estórias e mais estórias e bem reais,fruto de uma vivência de artista e de Homem.Com o falecido pai,engenheiro de profissão,teve uma "enorme luta" para seguir a carreira de Belas-Artes...tendo em criança muita inspiração para o desenho,acabando até por ganhar um prémio para o melhor desenho num concurso...para ele que diz "...bem,eu já gostava imenso do desenho,de desenhar e...depois ganhar um prémio em que o meu nome veio num jornal da época...ouro sobre azul...é isto que eu quero ser...",pese embora em casa fosse gozado por perder demasiado tempo com os desenhos.Na altura de decidir entre Letras e Ciências,optou pela área que lhe dava acesso a Belas-Artes..."...um problema,imagine o meu pai...".Mesmo assim ainda fez 2 anos em Belas-Artes acabando finalmente pelo curso de Arquitectura,já que o pai lhe dizia "...uma vez que tem que ser assim,pelo menos que sejas arquitecto...".
Serviu o Exército Português em Timor "...veja lá,eu até era dos Rangers,mas porquê...? ...nem era a minha guerra,fui muito,mas muito contra vontade...e aquele tempo todo preso em Timor,votado ao abandono...nem imagina...".Pois não imagino mesmo,Arquitecto.
Dedica-se á pintura e ao desenho ; dedica-se á sua Quinta dos Infantes e á terra e á jardinagem ; dedica-se aos seus gatos ; edita as suas obras de pintura e desenho...
Vai ter uma exposição,amanhã,sábado,na cafetaria do Museu Municipal onde vai expor os seus quadros alusivos á sua luta anti-tabagista.Não percam,é diferente,é real.Parece que estou a vê-lo chegar ao pé mim enquanto fumo um cigarro a dizer "...como está? ...cof,cof,cof...você não devia...com licença...".
Um abraço para si,amigo Arquitecto Rui Palma Carlos.
[ ouvindo mp3...Depeche Mode - "Just can't get enough" ]

Conversas e cerveja Cuca

Sentado na esplanada do café na Avenida da Liberdade...logo ontem que o dia não estava nada,mesmo nada agradável para esplanadas mas pronto.Um café depois de ter feito contrato de abastecimento de água com a EPAL...sim...Enquanto saboreava o tal café e um Marlboro Light do preço antigo,não pude deixar de notar a conversa na mesa ao lado...estavam os dois sentados ali,amigos como tantos outros...No intervalo entre duas cervejas dizia um "...então ainda tens aquela tatuagem no braço, a dizer “Angola - 1973”...? A esta pergunta reparei que ambos pararam um bocado envoltos num mar de recordações, de distância que separa Portugal da Guiné,de Angola,de Moçambique… Recordações do dia em que receberam a carta a convocá-los para embarcarem certamente no ‘Vera Cruz’, rumo à terra desconhecida, onde havia uma guerra desconhecida...por motivos desconhecidos...com um povo desconhecido.De certeza recordavam o dia em que abriram a carta e pensaram que não iam voltar. Que,se calhar, ficavam lá, como os outros, a "fazer tijolo"..."...Lembras do teu alferes...? O teu instrutor que te ensinou tudo o que sabias, a ti...um puto, mas que ficou enterrado e tu vivo,ainda hoje...?" O receio que deviam ter de perder um colega e um amigo cada vez que iam fazer uma patrulha. Em cada vez que saíam para o mato. Os momentos bons, quando relaxavam um pouco, bebiam cerveja Cuca, gin tónico e whisky com Coca-Cola ( ...que de certeza vinha na altura da América e com sabor diferente da europeia...).
Fiquei-me pelo meu café e pelo meu cigarro,até porque o "papelinho" do parquímetro já tinha "perdido a validade"...pois.Eles lá ficaram...entrei no carro e coloquei o Cd a "rolar"...Um Cd dos Creedence Clearwater Revival com musiquinha dos meus tempos...passava a faixa "Down on the corner"...precisamente a música que "publicitava" a Cerveja Cuca naqueles tempos ( procurei o clip e aí está ele,"memo" aqui ao lado...).Procuro-me quantas terão eles bebido em terras do Ultramar...e digo para mim "...Que sorte a tua...inda batias lá com os costados em Angola...inda levavas lá um tiro e prontos...".Conversas.
[ ouvindo mp3...Creedence Clearwater Revival - "Down on the corner" ]

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Uma estória de telemóveis

Reparo vezes sem conta ; se calhar todos vocês já reparam nisso mas...estou numa enorme sala de espera de consultas externas,num Hospital qualquer...estou num centro comercial qualquer...estou no Estádio Alvalade...estou num sítio qualquer com muita gente e pronto.Tenho o meu telemóvel no bolso.O meu telemóvel ou está em silêncio nalguns locais ou tem o toque activado...para que saibam o toque que tenho é o da "Balada de Hill Street",coisa foleira,não é!? As outras dezenas de pessoas também todas têm de certeza o telemóvel com elas.De repente toca um telemóvel qualquer...um qualquer...Fico apalermado com o que acontece.Fico sempre apalermado com aquilo...Então não é que praticamente toda a gente "saca" do precioso telemóvel e olha para ele !!! Ficou apalermado porque com a diversidade de toques é dificil haver 2 ou 3 com o mesmo toque.Ok,também é certo que haverá 2 ou 3...mas em 50 pessoas...será que todas têm o mesmo toque ?? Não,não têm o mesmo toque ; no entanto essas pessoas todas tiram e rebuscam e procuram o dito precioso telemóvel e olham para ele...mesmo sabendo que o toque não é o do seu...é ou não é...?!
Já agora uma outra questão sobre os telemóveis : porque motivo 9 em cada 10 pessoas,por exemplo na tal sala de espera, que fazem ou atendem uma chamada no precioso telemóvel têm que andar constantemente de um lado para o outro enquanto falam...??
[ ouvindo mp3...Creedence Clearwater Revival - "I put a spell on you" ]

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Stress pela manhã

Um olhar calmo...pese embora tudo o que passa por mim e ás vezes quase nem vejo ; uma mente tranquila...pese embora tudo aquilo que me vai no pensamento ; um corpo leve...como se levitasse ; uma manhã cheia de nuvens...e eu conduzindo numa rua qualquer de Lisboa, velocidade normal "batendo" contra a aragem fria. Assim "vai andando o velho fogareiro" nas ruas da vida...cheias de trânsito,de buzinadelas,de travagens mais bruscas,cheias do tão falado stress...ás vezes os olhos embriagam de lágrimas e as pupilas dilatam. Sinto que na mente abstrata e quase afastada da realidade,ia descobrindo novos universos. Com o corpo mais uma vez solitariamente acompanhado de seu pensamento o meu pensamento deixa de levitar e passa a voar. Finalmente, os olhos secam... A mente stressada cansou o meu corpo...que Diabo,logo pela manhã assim...??? Estou "tramado" para o resto do dia... Mais uma mudança engrenada,mais pé no acelerador para de imediato aperecer mais um sinal vermelho que quase não via,mais buzinadelas á minha volta...Porra...não conseguem parar de buzinar,de travar bruscamente...??? Desta maneira prossegui aos "solavancos" de mais um dia ; mais travão,mais mudanças,mais semáforos...Finalmente parei e desliguei o motor do carro. Abri a porta e pus os pés no chão. Tristemente feliz...acordei do sonho para a realidade.Era exactamente igual...será que tinha sonhado...????
[ ouvindo mp3...Phil Collins - "Another day in Paradise" ]

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Curiosidade

Visitava o blog Cruxices do qual sou assíduo leitor ; e vai daí não resisti e "toca a fazer o teste".Foi isto que deu a minha curiosidade...e "prontos"...
Comecei pela parte sexy...óbvio...
Fine One Gladly Administering Rapturous Embraces and Intense, Rousing Orgasms
Depois...no que respeita a "cyborg"..."prontos"...pois...
Functional Organism Generated for Accurate Repair, Efficient Infiltration and Rational Observation
E já agora...no "capítulo" dos "monstros...pois...
Fearsome, Offensive, Geek-Abducting, Redhead-Eating Imp Roused by Oblivion
Podia ter sido bem pior e façam o favor de imaginar o estado do meu ego e experimentem "bocês aídassim" também...Depois falamos...
[ ouvindo mp3...Madonna -"Hung up" ]

"Passa a outro e não ao mesmo" - "Taras e manias" -

A River passou-me a "batata quente" e como gostei da ideia aqui vão algumas das minhas “Taras & Manias” ( ...seja o que Deus quiser...) :
1.....O meu filhote (...a minha enorme relação com ele...não é "tara" nem "mania"...é únicamente o meu grande filhote e merece figurar aqui...)
2.....Ser frontal com as pessoas ( ...ás vezes não "meço as distâncias"... ).
3.....As minhas colecções de Banda Desenhada...a minha "musicoteca"...a minha "dvdteca".
4.....O meu Sportinguismo e o "meu" S. Torcatense.
5.....Ser amigo do fundo do coração do meu amigo (...tenho tantos e tão bons...).
6.....Comer bem e beber bons vinhos (...menção honrosa para o "Monte Velho" do compadre Lúcio e para o "Clube dos Pichas-Murchas" do amigo Ricardo...)
7....."Coleccionar e engulir" imensos "sapos vivos".
8.....Deitar-me tarde (...não sem antes "fazer aquela passagem de sono" no sofá...)
9.....Ter a mania de ser blogger e conquistar aí,novas amizades.
Passo a "batata quente" ao El Coruchero , ao Barbos e bordalos , ao Arabescos , ao Cruxices e ao Da minha varanda e agora... "Desenrasquem-se "...!!!!!
(Nota: escolhi estes mas devia ter escolhido todos...mas como são só 5..."prontos" fica assim)Regulamento: "Cada bloguista participante tem de elencar cinco manias suas, hábitos muito pessoais que os diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher cinco outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do "recrutamento". Ademais, cada participante deve reproduzir este "regulamento" no seu blogue."
[ ouvindo mp3...Queen - "Friends will be friends" ]

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Uma estória de outros tempos


Uma estória de outros tempos ou...a lição de António Oliveira Salazar.
A escola era o palco privilegiado para a inculcação dos valores defendidos pelo Estado Novo. Os manuais escolares, livros únicos para o então Ensino Primário,eram criteriosamente seleccionados pelo Ministério da Educação Nacional e adoptados por longos anos e davam-nos imensos exemplos desses valores : a glorificação da obra do Estado Novo e do seu líder, Salazar ; o papel subalterno da mulher, limitada à função de esposa e mãe ; a caridade que, quantas vezes, substitui a função social do Estado ; a catequese, incutindo os rudimentos da doutrina católica ; a gloriosa história pátria que transformava Portugal na Nação mais bela do mundo e de que o Estado Novo era o mais legítimo herdeiro.Coisas...
No meu caso...a catequese era-nos "dada" por uma pessoa,infelizmente já falecida que nos "ministrava" os valores católicos não deixando de denotar,já nesses tempos,a sua mente extremamente aberta para as "coisas" do País em que viviamos e onde nos "preparou" para o que viria a seguir...como Ela não se enganou.As transformações pelas quais passou o País e nós,Portugueses...coisas da minha,nossa catequista...Tenho saudades dela...
[ ouvindo mp3...Gun's and Roses - "Don't cry" ]

domingo, fevereiro 05, 2006

O leão mostra a sua raça


Ricardo Sá Pinto vai terminar a sua carreira como futebolista no final desta época..."...Tenho uma paixão enorme pelo jogo mas, infelizmente, esta vai ser mesmo a minha última época. Não é que não continue a ter vontade de jogar e sei que me vai custar imenso...", disse Sá há tempos atrás.
"...O esforço que faço ao fim-de-semana e também durante a semana para estar sempre a um ritmo elevado é muito duro. Esta profissão é muito exigente..." ; "...algum dia teria que tomar esta decisão e queria ser eu a tomá-la. Diziam, após a sucessão de lesões que sofri, que eu já estava acabado. Mas quem decide quando é que devo acabar a carreira sou eu...".
E digo eu que...podemos não vir a ganhar absolutamente nada,o que infelizmente é já "quase um hábito",mas temos uma vontade e raça de leão que não fácilmente ultrapassada e...ponto final no assunto.
Dirão os adeptos,simpatizantes e sócios de outros emblemas de prestígio que não assim não senhor ; que quem tem uma enorme força,ambição e títulos ganhos são eles sim senhor.Esses clubes.Poderão dizer isto,até porque estão nesse direito...mas eu,ainda sem "embandeirar em arco" e reconhecendo limitações e altos e baixos no Clube da minha simpatia de sempre...só posso dizer.Personificado pela imagem de garra e entrega de Sá Pinto,hoje por hoje a imagem de marca do meu Sporting só posso dizer...Força Sporting...só eu sei porque não fico em casa...
[ ouvindo mp3...Juventude Leonina - "Só eu sei...porque não fico em casa" ]

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

E pronto...é assim !!!

A estória conta-se em poucas palavras e é notícia em tv's e jornais...Um jornal da Dinamarca e posteriormente uma revista da Noruega publicacaram uma dúzia de caricaturas satíricas do profeta Maomé e pronto desencadeou-se uma onda gigantesca de protestos no mundo islâmico contra os dois países escandinavos...eu que não percebo nada "destas cenas" acho de mau gosto demonstrações de desrespeito por qualquer religião, mas respeito o direito à liberdade de opinião...e não sou jornalista e muito menos "fazedor de opiniões",no entanto tenho a minha...e pronto. Esperamos que os ofendidos se restrinjam ao boicote já iniciado a produtos dinamarqueses, e a um eventual processo na justiça, não recorrendo à violência...porque...porque não lembrar o assassinato do cineasta holandês Theo van Gogh, concretizado por ele ter feito um filme crítico à maneira como as mulheres muçulmanas são tratadas, mesmo na Europa...Andei por aí a ler,tentando "encorpar" a minha opinião e escrevi isto ( esperando não ser vitíma de um atentado fundamentalista ) e retenho o que Pacheco Pereira escreve no seu blog, o "Abrupto" : "...A história das caricaturas dinamarquesas é extremamente simples e começa e acaba num linha: é uma questão de liberdade. Ou há, ou não há....O que é novo e precupante são as toalhas de palavras e justificações que começam a ocultar o que devia ser absolutamente simples e onde qualquer palavra a mais é demais...".
[ ouvindo mp3...Jon Bon Jovi - "Livin' on a prayer" ]

"...a classe...".Um escrito...


Gosto de andar de táxi. Sou fanático por táxis. Não me importaria de ser taxista só para andar sempre de táxi. Seria, provavelmente, um novo De Niro dos táxis. Seria um tipo que, ao mais leve sinal de presença adolescente a queimar os meus estofos, diria: «O amigo desculpe mas só transporto pessoas de outro calibre. Já dizia o outro que calça suja não limpa urtiga!» (esta inventei eu). Para os clientes politicamente mais empenhados, seria um bom ouvidor. Seria o ouvido que se faz surdo. Isto é, seria o ouvido fascista, o ouvido que, quando a louça se parte, desfaz a fronha a qualquer um. Por estas e por outras é que digo que a minha pessoa daria um bom condutor de táxis. Afinal, trata-se de um sonho. E com sonhos não se brinca.
E mais digo eu..."...ai Jasus,se os táximetros hoje fossim a modos qu'assim...c'mos dantes..."
[ ouvindo mp3...Taxi - "Eu fui á Rosete" ]

Cuidado com a gripe

Gripe dos posts :
Infecção provocada pela exposição excessiva à blogosfera. Qualquer pessoa está sujeita a contrair esta doença a partir do momento em que resolve iniciar um blogue. A Gripe dos Posts, tem vindo a afectar milhões de pessoas em todo o mundo ao longo destes 3 últimos anos. Teme-se que num futuro muito próximo, venha a constituir um grave perigo para a saúde pública e há já quem preveja o apareciemento de uma autêntica bloguemia.
Periodo de incubação :
Vai de um post ao primeiro comentário.Sintomas: arrepios de frio cada vez que alguém verifica um número muito baixo de visitas, suores e mal-estar geral quando não se tem tempo para escrever um novo post.
[ ouvindo mp3...Supertramp - "Dreamer" ]

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

1965..."Ao serviço da Nação"

"Ao Serviço da Nação" é um programa que surge pela necessidade de mostrar aos portugueses o quotidiano das Forças Armadas pelas regiões de África. Da Guiné, Luís Miranda e António Silva trazem reportagens que não escondem a evidência de guerra. Depois, já com Jorge Teófilo e Alves da Silva, seguem para Moçambique, onde a realidade não diferia grandemente. O que então se dizia serem "missões de guerra e de paz" tornava visível, cada vez mais, que era a primeira que verdadeiramente correspondia à realidade.
[ ouvindo mp3...Rage against the machine - "Wake up" ]

Anos 60


Anos 60...Fé na televisão... O Padre António Ribeiro amplia a comunicação da Igreja, com o programa "O Dia do Senhor", tornando-se na altura uma importante figura dos ecrãs da televisão para os telespectadores...Mais tarde Cardeal Patriarca, em 1960 o padre António Ribeiro tornava-se um dos rostos mais conhecidos da televisão portuguesa. Com o programa "O Dia do Senhor", sob a coordenação e apresentação de António Ribeiro, o país ficava a par das actividades religiosas que aconteciam no país, incluindo reportagens e algumas entrevistas, muitas delas feitas pelo próprio padre António Ribeiro.Já mais tarde o padre António Ribeiro viria a reconhecer a satisfação de ter trabalhado na RTP, num tempo onde apesar da televisão não ter muitos meios humanos, havia talvez por isso mesmo um grande espírito de equipa e de entreajuda...
[ ouvindo mp3...Etta James - "At last" ]

Universidades para a Terceira Idade

Porque a Terceira Idade é uma realidade...
As Universidades da Terceira Idade surgiram na década de 70, em França, para proporcionar aos mais velhos a possibilidade de aprenderem ou ensinarem e promover o convívio salutar e útil entre gerações. Em Portugal o primeiro estabelecimento de ensino para a terceira idade, criado em 1096, foi a Universidade Internacional para a Terceira Idade. Hoje já existem mais de 30 universidades, cujo objectivo é possibilitar aos mais velhos o acesso a cursos e disciplinas adaptadas à sua realidade e promover a integração dos idosos na sociedade através de actividades recreativas, como a ginástica, pintura e passeios...Em todo o país existem cerca de 30 universidades para a Terceira Idade...Estas universidades não emitem certificados ou grau académico dos cursos ministrados, porque assentam numa aprendizagem informal.
Universidades e Academias seniores em Portugal :
Academia da cultura e Cooperação (Lisboa);
Academia de Cultura e Cooperação - Universidade Sénior de Stª Maria da Feira ;
Associação de Cultura e Ensino de espinho - Universidade Sénior de Espinho ;
ACentro de Convívio dos Antigos Alunos da Escola Industrial e Comercial de Braga ;
UNIATI - Universidade da Amadora para a Terceira Idade ;
Universidade Douro Sénior do Porto ;
UTI - Universidade de Lisboa para a Terceira Idade ;
Universidade Minhota do autodidacta para a Terceira Idade ;
Centro de Convívio para a Universidade Minhota do autodidacta e da Terceira Idade ;
Centro Cultural Regional de Vila real - Universidade da Terceira Idade ;
[ ouvindo mp3...Madonna - "Papa don't preach" ]


"Blog Powered" por BLOGGER.COM

"Blog Equiped" com HERACLEUM blog & web tools ; CBOX.ws ; ClokLink ; GEOLOC ; ShinyStat ; BRAVENET.com ; METEORED.com ; Altavista BABELFISH ; TOP-REFERERS ; ASK GAMBLERS ;

"Blog Template" por Douglas Bowman

"Blog Tunning" por Octavio Serrao AKA Fogareiro

"Blog Dedicated" ao meu filho MARCOS ANDRÉ e ao meu pai "MESTRE" JOAQUIM SANTOS

"Blog also Dedicated" a restante familia e melhores amigos

SCP.gif aac1.jpg