html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> "...estórias...do Fogareiro": setembro 2009

tocha.gif

sábado, setembro 26, 2009

Tudo é ilusão

O despertar humano, o despertar de um ser humano, deve ser qualquer coisa comparável ao nascimento de uma estrela. Ou ao processo de criação de um fotão. Ou ao eclodir do fruto na árvore. Ou à vibração mágica das cordas que virá a tomar o nome de palavra.
Essa magia está espalhada pelo Universo todo. Da galáxia mais distante, à esplanada do café. Por vezes, basta contrariarmos um pouco aquela estranha ideia que nos tolda desde a nascença segundo a qual, para ver, basta ter os olhos abertos. Nada há de mais falso.
E mesmo a ideia de termos já despertado é normalmente um artifício mais ou menos voluntário sob o qual repousa ainda a nossa obscura forma antiga.
A Luz é silenciosa e imprevisível. A Luz exige que lhe entreguemos o coração incondicionalmente. Sem dela esperar outro prémio ou honra que não seja a sua própria presença, pois também ela se entrega sem condição ou limite.
Depois o Ser desperto percorre os dois caminhos do jardim: o que o conduz ao próprio caminhar e o que o leva, discretamente, ao encontro e auxílio de outros buscadores que erram pelo mundo.
Nenhum outro mistério existe. Tudo é ilusão.
[ ouvindo mp3... Radiohead - "In rainbows" ]

Amigos do peito (II)

António Pereira...
Lúcio Faria...
João Galamba...
Porquê...?
Porque são meus amigos do peito. Disse... Ponto final.
[ ouvindo mp3... Queen - "Freinds will be friends" ]

Amigos do peito (I)

Fátima Galhardo...
Nelson Galvão....
Porquê...?
Porque são meus amigos do peito. Disse... Ponto final.
[ ouvindo mp3... Queen - "Friends will be friends" ]

Fui entalado, pois...


A Unimed, uma empresa prestadora de serviços na área da saúde pertencente ao universo do grupo SLN-Sociedade Lusa de Negócios, abriu falência, segundo o semanário Sol. De acordo com o jornal, estão em risco perto de 390 trabalhadores, dos quais 170 têm vínculo directo à Unimed e 190 são prestadores de serviços. As empresas do grupo ainda funcionam, mas o futuro do negócio é praticamente inviável." A situação financeira é muito deficitária e seria necessário uma injecção de capital seguida de um plano de reestruturação das actividades", refere uma "fonte conhecedora do processo" citada pelo Sol. O futuro da Unimed está agora nas mãos de um gestor de insolvência. Os accionistas da Unimed vão discutir o futuro da empresa na próxima segunda-feira.
O Grupo Português de Saúde é a única empresa da Sociedade Lusa de Negócios (SLN) que não está à venda, disse hoje à agência Lusa Alberto Figueiredo, membro do Conselho Superior do grupo, que hoje reuniu.“A saúde é uma área a apostar, quer consigamos um parceiro estratégico quer tenhamos de apostar sozinhos”, afirmou Alberto Figueiredo, referindo-se ao Grupo Português de Saúde.“À parte a saúde, que está firme, quanto às outras empresas se não é para vender toda a empresa é para vender uma parte”, acrescentou.
Como é que isto é possível? Não há vergonha! Vigaristas, agiotas, usurários sempre houve, sabemos, a novidade é a falta de vergonha dos dias de hoje. Vamos lá por partes a ver se entendemos:

1 – não foram os accionistas que nomearam Oliveira e Costa?

2 – Não foram os accionistas que aprovaram todos os relatórios de contas?

3 – Por que razão, como escrevi atrás, o Estado não nacionalizou as empresas que pudessem render mais-valias com a alienação de modo a atenuar os prejuízos que aceitou com o BPN? Porque não nacionalizou a totalidade do Grupo?
Perdoem-me a expressão, mas isto cheira demasiadamente mal e toda a gente, mas toda, sabe donde provém tão nauseabundo odor!Se não têm ética, haja pelo menos decoro. Dignidade. Sabem o que é? Como pode ser permitido aos accionistas do grupo BPN a realização de mais-valias pessoais depois de terem, durante anos, aprovado as contas de Oliveira e Costa, sendo, para todos os efeitos, os principais responsáveis (por isso são os accionistas principais) pela gestão do BPN e do grupo?
Entretanto eu, um fraquinho taxista de província com protocolo de prestação de serviços assinado com esse mesmo Grupo Português de Saúde... tenho "lá entalados" cerca de 3.000 euros... "Porreiro pá"...
Aí está em toda sua plenitude... o apoio às micro, pequenas e médias empresas...
"Toca a entalar" e um dos entalados sou eu...
Os meus quase 3.000 euros "já arderam"... pu## que os pariu...
[ ouvindo mp3...Canned Heat - “Evil Is Going On” ]




sexta-feira, setembro 25, 2009

Voltei... não é porque sintam a minha falta. Voltei por mim!

Voltei...
Não sei se por muito tempo, mas voltei. A verdade é que a vida dura que devasta todos os que lutam dia a dia, vai tirando sorrateiramente a vontade de escrever... por outras palavras cheguei à conclusão que bloqueei... porém passados que foram quase três meses de isolamento na escrita "blogueira", senti que tinha que voltar; muitos posts escritos na sebenta ou Moleskine, como queiram chamar-lhe, muitos textos rasgados... muitas vezes o grito "estou farto, não escrevo mais nada...". Bloqueei e tive "uma branca" em simultâneo. Depois a vontade de voltar a escrever. A vontade de não rasgar mais folhas do Moleskine... Coisas... depois penso... Estou bloqueado e se estou assim tenho que reconhecer que o problema foram as demasiadas expectativas. Afinal escrever é uma coisa que se deve fazer antes de mais para mim, e que o objectivo prévio tem de ser sempre esse. Depois, tenho que mudar os hábitos e os ambientes: se escrevia no computador, tenho que voltar a escrever no Moleskine ou sebenta; se escrevia a caneta, tenho que a trocar por um lápis e se escrevia em casa à janela, tenho que mudar de lugar... porque não voltar a escrever onde sempre o fiz... no banco do volante do táxi!?
Como há muito tempo não escrevia num café, sentei-me numa esplanada do Chiado e escrevi. Se escrevo sempre a ouvir música, porque não voltar a ouvir os U2 e voltar a escrever ao som de "Joshua's Tree".
Tive tanto tempo para rever tanta coisa. Mudei de hábitos comigo mesmo, e comecei a escrever de uma forma descontraída e natural como nunca se deixei de fazer.
Voltei... não é porque sintam a minha falta. Voltei por mim!
[ ouvindo mp3... U2 - "Running to Stand Still" ]


"Blog Powered" por BLOGGER.COM

"Blog Equiped" com HERACLEUM blog & web tools ; CBOX.ws ; ClokLink ; GEOLOC ; ShinyStat ; BRAVENET.com ; METEORED.com ; Altavista BABELFISH ; TOP-REFERERS ; ASK GAMBLERS ;

"Blog Template" por Douglas Bowman

"Blog Tunning" por Octavio Serrao AKA Fogareiro

"Blog Dedicated" ao meu filho MARCOS ANDRÉ e ao meu pai "MESTRE" JOAQUIM SANTOS

"Blog also Dedicated" a restante familia e melhores amigos

SCP.gif aac1.jpg