html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> "...estórias...do Fogareiro": Primeiro dia na Primária

tocha.gif

quinta-feira, julho 08, 2004

Primeiro dia na Primária

Recordo que entrei para a escola primária do Biscainho com sete anos,a professora era a Luisa Norte,eramos muitos e eu até achei aquele primeiro dia giro.
Estava um dia de Outubro,7 de Outubro,com muito nevoeiro.O meu avô Juquim já fazia aguardente e eu nessa manhã antes de ser "levado" para a escola,ainda andei a saltar sobre o "engaço" já "queimado".E lá me "levaram" para a escola.
Sobre esse dia é o que mais me recordo,não falando claro,na "mistica" bata branca que era obrigatório levar...pois é,também me lembro de ter tomado um grande banho no alguidar enorme que substituia a banheira,sim,porque naquele tempo banheira não havia.
Levei uma mala de escola nova,com um caderno,lápis de carvão e uma borracha...Para que era aquilo? O meu pai tinha-me dito que era para escrever e apagar...Acreditei como sempre o fazia...
Já era grandote,porque naquela altura já eramos todos grandes e aqueles mais velhos que já la andavam ainda maiores eram.
Lembro dos "manos Galfilhas",o Fernando conhecido pelo "Nam" e o Norberto conhecido pelo "Bé" e na rua a ver chegar os "caloiros" lá estavam o Avelar,irmão deles e conhecido pelo "Sara"...e lá estavam também o "Toino" Lopes,o "Juquim" Lino,o "Juquim Barbata",todos veteranos da Primária...comigo entraram muitos e já nem me lembro de todos,mas o "Juquim Camoxo",o "Custódito",o "Xico João",o Fortunato Delfim...soube o nome deles todos mais tarde,muito mais tarde,afinal era o meu primeiro dia de escola Primária e...não me recordo de mais...ah sim,lembro que tinha as unhas grandes porque arranjei uma valente "birra" para não as cortar com a tesoura de barbeiro do meu pai...e a coisa parecida com corta-unhas ainda era de fugir mais depressa...afinal...
Estórias...

Já passaram 40 anos...quase uma vida!


"Blog Powered" por BLOGGER.COM

"Blog Equiped" com HERACLEUM blog & web tools ; CBOX.ws ; ClokLink ; GEOLOC ; ShinyStat ; BRAVENET.com ; METEORED.com ; Altavista BABELFISH ; TOP-REFERERS ; ASK GAMBLERS ;

"Blog Template" por Douglas Bowman

"Blog Tunning" por Octavio Serrao AKA Fogareiro

"Blog Dedicated" ao meu filho MARCOS ANDRÉ e ao meu pai "MESTRE" JOAQUIM SANTOS

"Blog also Dedicated" a restante familia e melhores amigos

SCP.gif aac1.jpg