html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> "...estórias...do Fogareiro": Banda desenhada

tocha.gif

sexta-feira, julho 09, 2004

Banda desenhada

Aprender a ler é o passo mais importante,mas a o que vem a seguir não o é menos,porque o prazer da leitura que se possa vir a adquirir é ainda mais importante.
Aprendi a ler sim,mal,mas aprendi.E quando já dominava a leitura o meu pai presenteou-me com as assinaturas do “Jornal do Cuto” e do “Mundo de Aventuras”…eu sei o que vocês pensam!!!
Sim,era a chamada “literatura de cordel”…mas como foi a primeira a seguir aos livros escolares de História,Português,etc.,etc. para mim foi o melhor que podia ter acontecido,pois até tinha desenhos,que mais tarde acabei por reconhecer como “BD”,banda desenhada.Gostei e ficou até aos dias de hoje.
Foram anos e anos a coleccionar o “Mundo de Aventuras”,porque o “Jornal do Cuto” acabaria pouco tempo depois de eu o ter conhecido.Depois vieram o “Falcão”,o “Ciclone”,eu sei lá.Até sabia que o “Mundo de Aventuras” era propriedade da extinta Agência Portuguesa de Revistas,que o director se chamava José de Oliveira Cosme e que a sede e distribuidora era na Rua Saraiva de Carvalho em Lisboa e que tinha escritórios em Lisboa,Porto,Lourenço Marques,hoje Maputo e Luanda…o que eu sabia daquilo…da “literatura de cordel”…
Os heróis também eram os daquele tempo…o Mandrake,o Tarzan,o Rip Kirby,o Super-Homem,o Cisco Kid,o Zorro,o Garth,Os Persuasores,o Príncipe Valente,Olac o Gladiador,Flash Gordon,Garrett,o Major Alvega e tantos outros,tantos outros…
Com o passar dos anos e até á sua extinção coleccionei avidamente o “Mundo”,ainda hoje,devidamente encadernados os volumes são folheados,mas refinei um pouco o gosto pela Banda Desenhada,passando ao Tintim de Hergé,ao Lucky Luke de Morris e Goscinny,ao Blake e Mortimer,ao Michel Vaillant,ao Corto Maltese,ao Astérix e outros tantos demais que ficam para uma segunda escrita.
Ganhei o gosto pela “BD” e pelo seu coleccionismo…ainda hoje!!
Só tive um “contratempo”…a minha mãe ao encontrar um dia tanto “papel” velho e amarelado dentro duma arca de que precisava,prestou-me um “desfavor”…Queimou parte daquelas precisiodades,para mim claro e foi só porque cheguei a tempo de ver alguns dos meus “Mandrakes” em chamas numa bela duma fogueira,salvando ainda a maior parte com a “ajuda divina” de uma mangueira ligada ao depósito elevado…
Insconscientemente,esteve á beira de originar um segundo Holocausto…
Está perdoada…
Ficou o “vicio da BD”…


"Blog Powered" por BLOGGER.COM

"Blog Equiped" com HERACLEUM blog & web tools ; CBOX.ws ; ClokLink ; GEOLOC ; ShinyStat ; BRAVENET.com ; METEORED.com ; Altavista BABELFISH ; TOP-REFERERS ; ASK GAMBLERS ;

"Blog Template" por Douglas Bowman

"Blog Tunning" por Octavio Serrao AKA Fogareiro

"Blog Dedicated" ao meu filho MARCOS ANDRÉ e ao meu pai "MESTRE" JOAQUIM SANTOS

"Blog also Dedicated" a restante familia e melhores amigos

SCP.gif aac1.jpg