html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> "...estórias...do Fogareiro": abril 2005

tocha.gif

sábado, abril 16, 2005

Uma estória com a PT

Eu e minha mania de deixar as coisas para os últimos dias.Sempre nos últimos.
Tinha que pagar as facturas á “minha” estimada PT.Duas facturas de dois telefones fixos já com aviso de que se não pagas levas com o corte dos ditos telefones.Bom…tenho que pagar mesmo,pensei eu…
Com o meu MB desmagnetizado e devidamente “lascado”,pretendia fazer o pagamento através dessas fabulosas máquinas que são as caixas automáticas e zás…cartão a entrar,a caixa MB a fazer rrrrrrrr….tzzzz….rrrrrr….tzzzz….rrrtttzzzz e o “bonecro” triste a dizer-me “Cartão inválido”.Porra e agora !?
Com o outro MB nem sequer valia a pena tentar…pois,a conta estava pelas ruas da amargura ; melhor nem o meter lá senão ainda por lá fica.Porra,está pior isto !!
Com o Visa nem pensar ; mais vale levar os telefones cortados.Visa nem pensar embora aí houvesse “plafond”…mas aquele Visa nem sequer é MB,é só aquilo e pronto.Estou a ficar “bruto dos calos”…e agora !?
…bom,aí vou eu para uma loja PT.Ainda dentro do meu Vectra preencho o respectivo cheque e aí vou eu.Entro,tiro a respectiva senha para pagamentos e espero…esperei meia hora.Dirigo-me á senhora e digo ao que vou e ela para mim…”vai pagar com cheque?”…”vou sim…”,digo eu ; e ela “mas,porque não paga naquelas máquinas ao fundo…facturas a pagar é lá…!”.
Boa pensei eu. E atirei “…tenho o cheque passado…um MB inválido…um MB sem “perné” disponível…um Visa que só é Visa…e a senhora agora “amanda-me prá lem??”…”desculpe mas como é por cheque e o cheque demora a ser creditado,ainda lhe cortam os telefones…” ; “ahhh pois é…” disse eu,com cara de parvo.”Também recebe em notas a máquina…vá lá…sabe aqui ao balcão é mais para vender serviços…”.Grrrrrrrrrr não “pachorra” para a porra destas empresas do Estado,nossas e que são autenticas lojas de tudo menos daquilo que deviam ser.É ou não é !?
Bom…volto ao carro.Por mero acaso tinha 120 euros em notas.Trouxe as notinhas comigo e aí vou eu falar com uma máquina,não sem antes ter de voltar atrás para ir ao balcão pedir por favor para me trocarem notas...porra.A primeira coisa que fez,a máquina,foi chamar-me burro…dizia no monitor “o código de barras não está na posição correcta.veja a figura”.Então isto não foi a máquina a chamar-me parvo !? Lá voltei o papelucho da conta e aí vou eu de novo.Dedo indicador a sujar o monitor para dizer o que queria e tudo bem.A máquina manda-me meter notas e moedas.Começo a meter as notas e vejo que me enganei a sujar o monitor com o dedo.Porra.Faço cancelar com algum dinheiro já na máquina.Ela pára e bzzztttt…bzzzzztttt e cospe um papeluche que tive dificuldade em tirar…dizia “para reaver o montante diriga-se com este talão ao balcão de atendimento”.Não posso crer,porra.Volto ao balcão e a senhora olha para mim e diz “outra vez…que foi agora !?”…mas ria-se para mim.Foi o que valeu porque eu já estava á beira dum ataque de nervos e de mal-criadice.Ri-me também e disse-lhe “não saoi daqui hoje…olhe,enganei-me! Agora não quero notas trocadas…quero são aquelas que estão lá dentro.Para as voltar a meter lá…imagine…enganei-me na tecla”…
Na quarta tentativa consegui acabar tão árdua tarefa.Pagar facturas que devida já ter pago.Francamente,só eu…
Uma coisa tenho eu a certeza.Pagamentos naquelas máquinas é comigo ; tornei-me num “expert”.Mas que foi duro fazer o pagamento foi.
[ ouvindo mp3...Pink Floyd - "Wellcome to the machine" ]

sexta-feira, abril 15, 2005

"Outdoors"

Tenho andado "consumido" com a ideia de que um dia destes numa rotunda ou avenida ou rua qualquer,ainda vou bater nas traseiras ou de frente ou de lado ou sei como,como o meu Vectra...já tive algumas tangentes.Bom o problema que tenho,muitos outros condutores,"gajos" devem ter de certeza absoluta...e digo isto porque entrou um novo código da estrada e esse mesmo código é omisso numa questão muito importante.
A colocação de "outdoors" publicitários por aí fora...e em especial aqueles da JCDeceaux,que vão passando de alto a baixo...e em especial nas rotundas.O problema é tão sómente este : Então não é que a Triumph,aquela marca de lingerie feminina resolveu publicitar essa mesma lingerie,vestida no corpinho daquela tal de Teresa (?) Figueira...sim,isso mesmo.Aquela modelo,modelão...Aquela que está num enorme "outdoor" fixo na entrada da 2ª circular,em Sacavém.Meu Deus,aquilo não se faz aos condutores "gajos"...não faz não.
E depois nas rotundas,sempre a olhar para os painéis electrónicos,a ver se ela aparece de novo.Não há direito,a tal de Figueira ainda vai mesmo causar acidentes.
E o código da estrada novo é omisso em relação a isso.Valha-me Deus...
[ ouvindo mp3...Joe Cocker - "You can leave your hat on" ]

...não foi desta

Ás vezes ataca-me a vontade de parar com os "escritos".Uma enorme vontade de parar.Escrevo e escrevo e escrevo e depois não tenho "pachorra" para me sentar aqui e publicar.Coisas.Dão-me estes ataques e cada vez são mais frequentes.Mas...ainda não foi desta.Amén.
[ ouvindo mp3...Johnny Nash - "I can see clearly now" ]

terça-feira, abril 05, 2005

"Com fúria e raiva"

Com fúria e raiva acuso o demagogo
E o seu capitalismo das palavras

Pois é preciso saber que a palavra é sagrada
Que de longe muito longe um povo a trouxe
E nela pôs sua alma confiada

De longe muito longe desde o inicio
O homem soube de si pela palavra
E nomeou a pedra a flor a água
E tudo emergiu porque ele disse

Com fúria e raiva acuso o demagogo
Que se promove á sombra da palavra
E da palavra faz poder e jogo
E transforma as palavras em moeda
Como se fez com o trigo e com a terra

( Sophia de Mello Breyner Andresen - "Com fúria e raiva" - Junho de 1974 )
[ ouvindo mp3...Vitorino - "Menina estás a janela" ]

Um "escrito"...

Um dia qualquer de memórias ou estórias de alguém...de mim,de ti,sei lá de quem mais... que já não consegue lembrar, de alguém ou de algo perdido entre estradas,ruas,becos sem saída,aldeias,vilas e cidades, escondidas atrás de fachadas de casas em ruínas... num dia igual,sempre igual a todos os outros, um dia como aqueles dias que rapidamente esquecemos...daqueles dias que nascem sem darmos por isso e "morrem" ali, quando o sol se vai embora... sem dizer adeus.
[ ouvindo mp3...Fischer Z - "So long" ]

Procura-se

Procura-se sempre qualquer coisa que não se encontra, que não se sabe de onde ou para onde vai, mas que está no calendário dos dias que nos vão dando...Procura-se sempre.
O Homem caminha...é a sua Condição...
[ ouvindo mp3...Bruce Springsteen - "Hungry heart" ]

Karol Wojtyla

Um Homem... Bom... Diferente... Igual... Conservador... Revolucionário... Um Homem de Fé... de muitas Fés... Politico... não Politico... com uma Missão... Forte... Um Homem com muitas fraquezas.Um Homem de Paz... e de Lutas.Um Homem que muda de emprego aos 60 anos ou seja,na sua idade de reforma. E é... o que este foi e que marcou tudo e todos como marcou... Com Defeitos e Qualidades... Com admirações e estalos na cara... Um Homem interessantissimo.
Um Homem...Karol Wojtyla ou Papa João Paulo II...Admirava-o...
[ ouvindo mp3...Beethoven - "9ª Sinfonia" ]

sexta-feira, abril 01, 2005

Amigos do "peito"...

Estava em Lisboa,no parque do Hospital CUF Descobertas,"matando" tempo...eram 8,45 horas da manhã e o telemóvel da aquele sinal "tlim...tlim" de mensagem escrita chegada...
Abri a mensagem e leio : "Cara...acidente na ponte das Enguias...tudo bem ???"
Palavras para quê !!?? "Bateu-me fundo"...Ainda tenho "amigos do peito".
[ ouvindo mp3...Duran Duran - "Save a prayer" ]

Sinceridades

Sinceridade ou sinceridades.Tanto faz.Uma ou muitas...Pessoalmente gosto de ser sincero ; gosto e ponto final.Sem hipocrisias...Mas a verdade é que um pequeno nada de sinceridade é muito perigoso e a sinceridade plena é absolutamente fatal.
[ ouvindo mp3...Spandau ballet - "True" ]

"problems"...once more

Problemas.tantos problemas...só problemas...e dou comigo a pensar que a única forma de resolver tantos problemas é arranjar o mínimo possivel de problemas...Pois.
[ ouvindo mp3...Norah Jones - "Don't know why" ]

"silence"...once more

O silêncio.O silêncio uma vez mais.Ás vezes devia ter ficado em silêncio ; tantas vezes só que...Arrependi-me muitas vezes de ter falado ; nunca de me ter calado...Pronto.
[ ouvindo mp3...Santos e Pecadores - "Momento final" ]


"Blog Powered" por BLOGGER.COM

"Blog Equiped" com HERACLEUM blog & web tools ; CBOX.ws ; ClokLink ; GEOLOC ; ShinyStat ; BRAVENET.com ; METEORED.com ; Altavista BABELFISH ; TOP-REFERERS ; ASK GAMBLERS ;

"Blog Template" por Douglas Bowman

"Blog Tunning" por Octavio Serrao AKA Fogareiro

"Blog Dedicated" ao meu filho MARCOS ANDRÉ e ao meu pai "MESTRE" JOAQUIM SANTOS

"Blog also Dedicated" a restante familia e melhores amigos

SCP.gif aac1.jpg