html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> "...estórias...do Fogareiro": A inclusão do deficiente na sociedade Portuguesa

tocha.gif

sexta-feira, março 14, 2008

A inclusão do deficiente na sociedade Portuguesa

Em 1997 uma Lei do Estado Português obrigava a que fossem gradualmente eliminadas as barreiras arquitectónicas que dificultam a circulação do cidadão portador de deficiência Estamos em 2008 e o que se fez nada ou muito pouco como se viu recentemente quando na residência oficial do Primeiro-ministro os atletas Para-Olímpicos sentiram as agruras das barreiras arquitectónicas, senhores isto é vergonhoso.
A lei que rege a deficiência é uma treta, além disso vive muito do compadrio e da corrupção como tudo nesta terra de indigentes cerebrais, se conhecer a junta médica consegue mais uns pontitos para o grau de deficiência, se não conhece ninguém aplica-se a Lei draconiana à qual não se foge um milímetro, para quando uma Lei semelhante à de países mais desenvolvidos como Espanha, França, Alemanha, quem sabe talvez nunca.
Depois as pensões atribuídas por este Estado aos deficientes são um insulto a que muitos têm de se sujeitar pois é o único provento que infelizmente lhes garante uma sobrevivência quantas vezes, amargurada e solitária, veja-se o caso do casal de Olhão forçado ao divórcio para poder subsistir e para que o homem que é deficiente possa continuar a receber pensão de invalidez, absurdo, triste e vergonhoso, ainda para mais com um governo tão preocupado com a família.
Por todo lado se encontram serviços públicos sem rampas de acesso, Multibanco só para quem é “normal”, passeios altos e cheios de carros estacionados, toda a espécie de engulhos a entulhar as ruas e a dificultar não só os deficientes mas os carrinhos de criança, os idosos, um nunca mais acabar de estultice, uma parvoeira completa.
Ser deficiente em Portugal é ter vergonha de um país que atraiçoa e despreza quem teve o azar de nascer diferente, é ter vergonha de concidadãos que a cada passo desrespeitam e esquecem quer os outros os que são diferentes merecem viver, como uma instituição famosa que conheço que quando a Televisão lá comemorou o dia do deficiente mandou os deficientes mais profundos passear com as auxiliares para o jardim, talvez para não chocar os senhores ministros. Isto é vergonhoso senão triste, tal como a inclusão que é só uma fachada para encher os bolsos de dinheiro com projectos mirabolantes.
Ser deficiente em Portugal é ter vergonha de o ser, não deficiente mas de Portugal.
[ ouvindo mp3...Deep Purple - "Smoking in the water" ]

1 Comments:

Anonymous Josiane Lacerda said...

Ola,
Sou do Brasil e faco estudos na area de Inclusao. Onde posso encontrar informacoes de programas de Politicas Publicas?
Meu e-mail josianelacerda@hotmail.com. estou em Portugal ate 30 de setembro e tenho oportunidade de ir as bibliotecas para tentar pesquisa. pde me indicar autores e pesquisadores daqui de Portugal? E qual livraria comprar seus livros? Obrigada!

Josiane Lacerda

5:14:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


"Blog Powered" por BLOGGER.COM

"Blog Equiped" com HERACLEUM blog & web tools ; CBOX.ws ; ClokLink ; GEOLOC ; ShinyStat ; BRAVENET.com ; METEORED.com ; Altavista BABELFISH ; TOP-REFERERS ; ASK GAMBLERS ;

"Blog Template" por Douglas Bowman

"Blog Tunning" por Octavio Serrao AKA Fogareiro

"Blog Dedicated" ao meu filho MARCOS ANDRÉ e ao meu pai "MESTRE" JOAQUIM SANTOS

"Blog also Dedicated" a restante familia e melhores amigos

SCP.gif aac1.jpg