html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> "...estórias...do Fogareiro": "The Final Countdown", parte II - Recursos naturais

tocha.gif

terça-feira, novembro 25, 2008

"The Final Countdown", parte II - Recursos naturais

Não será fácil dissertar sobre este tema, quando o incluo na “área” da ciência, mas “devemos começar por algum lado”. Definitivamente… “aí vou eu”…
No que respeita a esta questão vou começar por classificar os recursos naturais; assim podemos distinguir entre eles quatro grupos, nomeadamente os recursos minerais, os recursos biológicos, os recursos hídricos e os recursos energéticos (renováveis e não renováveis). Em primeiro lugar temos que saber inequivocamente, qual a definição correcta de recurso natural.
Quando falamos de recursos minerais, devemos definir o que é um recurso mineral, quais os tipos de recursos minerais que existem, como são utilizados e se esses mesmos recursos são ou não abundantes em Portugal. Depois, como se exploram e quais as consequências dessa exploração.
No que concerne a recursos biológicos, a definição do que é um recurso biológico é importante. Depois como são utilizados e como se exploram os recursos biológicos. Finalmente e não menos importante, saber quais são as consequências para os ecossistemas, a partir da exploração dos recursos.
Os recursos hídricos são talvez aqueles com os quais estamos mais familiarizados pois tem a ver com um bem essencial, a água, ou talvez nem por isso estejamos tão familiarizados assim, mas isso é uma outra questão. É importante questionar como é que a água está distribuída e quais os tipos diferentes de água que existem; como é utilizado este recurso e quais as consequências da sua utilização; é preciso alertar para o facto de se torna cada vez mais necessário poupar água e de que modo, podemos e devemos fazê-lo; por exemplo, todos ou quase todos sabemos que a água que consumimos é tratada antes de nos chegar às torneiras. Mas… será que há muita água disponível para a raça humana, no nosso planeta?
Os recursos energéticos renováveis são vários; a energia hidroeléctrica, a energia eólica, a energia solar, energia geotérmica, a energia da biomassa, o biogás, a energia dos mares e a energia do hidrogénio. O que se torna deveras importante é questionar quais são as fontes de energia renováveis utilizadas em Portugal, qual a sua importância e sobretudo qual o seu impacto.
Nos recursos energéticos não renováveis podemos englobar o carvão, o petróleo e o gás natural e como se processa a extracção e exploração dos hidrocarbonetos. Depois saber quais são as consequências da utilização dos combustíveis fósseis. Importante será questionar de uma vez por todas quais os reais “valores” de prós e contras no que respeita à energia nuclear. Porque não questionar seriamente…?
Ciência, ambiente, sustentabilidade e recursos naturais “ao fim e ao cabo”… tudo se enquadra e tudo se complementa.
[ ouvindo mp3... Men at Work - "Who can it be now?" ]


"Blog Powered" por BLOGGER.COM

"Blog Equiped" com HERACLEUM blog & web tools ; CBOX.ws ; ClokLink ; GEOLOC ; ShinyStat ; BRAVENET.com ; METEORED.com ; Altavista BABELFISH ; TOP-REFERERS ; ASK GAMBLERS ;

"Blog Template" por Douglas Bowman

"Blog Tunning" por Octavio Serrao AKA Fogareiro

"Blog Dedicated" ao meu filho MARCOS ANDRÉ e ao meu pai "MESTRE" JOAQUIM SANTOS

"Blog also Dedicated" a restante familia e melhores amigos

SCP.gif aac1.jpg