html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> "...estórias...do Fogareiro": Cruz suástica

tocha.gif

sábado, julho 17, 2004

Cruz suástica

1973
Hoje já não é assim e felizmente que não ; mas 32 anos atrás as coisas eram bem diferentes.
Estávamos em 1972,vivíamos num regime de ditadura,com perseguição aos comunistas e a todos aqueles que por serem liberais tentavam,digo tentavam,expremir a sua opinião e as suas tendências políticas…Havia o forte de Peniche,o forte de Elvas,o Tarrafal,os calabouços da PIDE-DGS e sei lá que mais…o regime de Américo Tomás,Oliveira Salazar e posterirmente de Marcelo Caetano era um regime dito e na verdade fascista,um regime com os seus muitos nãos,mas com uma ou duas coisas que hoje seriam óptimas para a actual Sociedade…mas essas poucas coisas boas serão para outras estórias.
Estudava eu em Benavente nessa altura e o meu conhecimento sobre o que era ou não era o fascismo era quase nulo,para não dizer nulo.Sabia que havia guerra no Ultramar,sabia que havia pessoas a ouvir ás escondidas a “Rádio Rússia” e mais nada,a informação que chegava á população,estudantes incluídos,era simplesmente censurada,logo,que sabíamos nós???
Que um dos símbolos nazis,regime fascista de Adolf Hitler,que tinha estado envolvido e derrotado em duas Guerras Mundiais,era uma cruz suástica isso eu sabia…e sabia porque já tinha visto fotos de aviões de guerra “Messerschmidt” e “Heinkel” da Força Aérea Alemã,a “Luftwaffe”…
Agora 32 anos atrás eu ter um blusão de cabedal preto e nas costas ter desenhado a Cruz Suástica alemã,andar de “mini-saia” ( “acelera” de marca Sachs,muito em voga naqueles anos ) pelas ruas da vila com o blusão vestido,bom isso só podia vir a dar problemas.
Foi o meu colega e amigo Bernardo Granadeiro,neto de Jaime Cortesão e também ele “desterrado” para a escola de Benavente que me avisou : “Despe essa me###...não andes com essa me### por aí…ainda vás dentro,pá…”…”O meu avô disse-me que não nos devemos meter em problemas,pá…”
“Porquê,pá…?”…”Isto é somente uma cruz,fica fixe aqui…que mal tem…?”…”Esta Sachs não é uma moto,é uma “acelera”,mas assim até pareço um Easy Ryder…” dizia-lhe eu.
Isto num dia…dois dias depois ao dar as minhas voltas de “acelera” pela vila,fui interceptado por dois GNR’s,identificado e levado para o Posto de Benavente…Aí,pelo Comandante do Posto,novamente…”Nome…? Idade…? Pais…? Donde és…? Estudas…? Porque usas isto…? Sabes o que é isto…? Não deves usar,não podes usar…!!...”
O Bernardo tinha razão…Até cadastrado na GNR fiquei…Foi a primeira “detenção” de um tipo com 15 anos na altura…
Ainda hoje não percebo,eu até estava a fazer “publicidade” ao regime fascista da altura,portanto…Agora,imagino eu o que seria se me tivesse dado na cabeça,colocar o desenho da “foice,martelo e estrela” nas costas do blusão… Imagino!!!
Ficou a cruz suástica…Ficou a primeira “detenção”…Ficou a estória…


1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Então foi a primeira detenção??? hé hé... houve mais???
Bandeiradas e corridas de um taxista!

L.D

12:19:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


"Blog Powered" por BLOGGER.COM

"Blog Equiped" com HERACLEUM blog & web tools ; CBOX.ws ; ClokLink ; GEOLOC ; ShinyStat ; BRAVENET.com ; METEORED.com ; Altavista BABELFISH ; TOP-REFERERS ; ASK GAMBLERS ;

"Blog Template" por Douglas Bowman

"Blog Tunning" por Octavio Serrao AKA Fogareiro

"Blog Dedicated" ao meu filho MARCOS ANDRÉ e ao meu pai "MESTRE" JOAQUIM SANTOS

"Blog also Dedicated" a restante familia e melhores amigos

SCP.gif aac1.jpg