html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> "...estórias...do Fogareiro": Uma estória de outros tempos

tocha.gif

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Uma estória de outros tempos


Uma estória de outros tempos ou...a lição de António Oliveira Salazar.
A escola era o palco privilegiado para a inculcação dos valores defendidos pelo Estado Novo. Os manuais escolares, livros únicos para o então Ensino Primário,eram criteriosamente seleccionados pelo Ministério da Educação Nacional e adoptados por longos anos e davam-nos imensos exemplos desses valores : a glorificação da obra do Estado Novo e do seu líder, Salazar ; o papel subalterno da mulher, limitada à função de esposa e mãe ; a caridade que, quantas vezes, substitui a função social do Estado ; a catequese, incutindo os rudimentos da doutrina católica ; a gloriosa história pátria que transformava Portugal na Nação mais bela do mundo e de que o Estado Novo era o mais legítimo herdeiro.Coisas...
No meu caso...a catequese era-nos "dada" por uma pessoa,infelizmente já falecida que nos "ministrava" os valores católicos não deixando de denotar,já nesses tempos,a sua mente extremamente aberta para as "coisas" do País em que viviamos e onde nos "preparou" para o que viria a seguir...como Ela não se enganou.As transformações pelas quais passou o País e nós,Portugueses...coisas da minha,nossa catequista...Tenho saudades dela...
[ ouvindo mp3...Gun's and Roses - "Don't cry" ]

1 Comments:

Blogger River said...

Se faz favor passa lá pelas minhas margens, tenho um "presente" pra ti :D ehehehheh!!!
beijinhos

2:55:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home


"Blog Powered" por BLOGGER.COM

"Blog Equiped" com HERACLEUM blog & web tools ; CBOX.ws ; ClokLink ; GEOLOC ; ShinyStat ; BRAVENET.com ; METEORED.com ; Altavista BABELFISH ; TOP-REFERERS ; ASK GAMBLERS ;

"Blog Template" por Douglas Bowman

"Blog Tunning" por Octavio Serrao AKA Fogareiro

"Blog Dedicated" ao meu filho MARCOS ANDRÉ e ao meu pai "MESTRE" JOAQUIM SANTOS

"Blog also Dedicated" a restante familia e melhores amigos

SCP.gif aac1.jpg