html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> "...estórias...do Fogareiro": Falando de saúde... [ Cuidados continuados de saúde ]

tocha.gif

quarta-feira, maio 16, 2007

Falando de saúde... [ Cuidados continuados de saúde ]

Os cuidados continuados de saúde é um programa que tem como objectivo o apoio às pessoas em situação de dependência física, mental e/ou social, que estão no seu domicílio.
A maioria destas dependências estão associadas a doenças crónicas, sendo estas por si só uma ameaça à estabilidade e homeostesia do indivíduo com repercussões a nível económico, social e familiar.
Tendo em conta que estas situações de dependência tendem a aumentar, colocando graves problemas a nível do sistema de saúde e protecção social, as famílias são hoje cada vez mais solicitadas a desempenhar o papel prestador de cuidados, por um lado para manter o indivíduo dependente no seu ambiente, por outro com vista a uma melhor gestão dos recursos existentes.
Muito se tem legislado a nível de articulação do serviço de saúde e do serviço social para apoiar estas situações de dependência, no entanto esquece-se muitas vezes, que as famílias cuidadoras necessitam de estar em permanência junto do seu familiar, necessitando estas de passar por uma readaptação do seu papel no seio da família, levando muitas vezes a que os seus elementos tenham de perder o emprego e papeis sociais, implicando alterações sócio-económicas por vezes insustentáveis.
[ ouvindo mp3...Robbie Williams - "Intensive care" ]


"Blog Powered" por BLOGGER.COM

"Blog Equiped" com HERACLEUM blog & web tools ; CBOX.ws ; ClokLink ; GEOLOC ; ShinyStat ; BRAVENET.com ; METEORED.com ; Altavista BABELFISH ; TOP-REFERERS ; ASK GAMBLERS ;

"Blog Template" por Douglas Bowman

"Blog Tunning" por Octavio Serrao AKA Fogareiro

"Blog Dedicated" ao meu filho MARCOS ANDRÉ e ao meu pai "MESTRE" JOAQUIM SANTOS

"Blog also Dedicated" a restante familia e melhores amigos

SCP.gif aac1.jpg