Democracia,ditadura ou...
Democracia ou Ditadura...?
Já nem sei o que prefiro ; se viver de "peito aberto" exprimindo as minhas ideias,dizendo alto e a bom som do que gosto e falando sem rodeios daquilo que não gosto ou...se viver de "peito fechado e amordaçado",sem liberdade de expressão e pronto ;
O meu problema é que já não tenho mais "pachorra" para aturar as atitudes autistas de quem nos governa com demagogias baratas e uma grande dose de cinismo e uma enormidade de "deixa andar que os gajos calam e não bufam"...
É essa a ideia que está indexada em primeiro lugar,na cabeça desses "nossos" governantes,é esta a ideia e pronto...."o povo...os gajos que se lixem..."
Não foi este o conceito de Democracia que assimilei por volta dos meus 16/17 anos e da Ditadura que posso dizer...? ...que conheço imensas pessoas que foram ferozmente perseguidas e torturadas pelo anterior regime,que se vivia na "escuridão",que os salários eram curtíssimos,que,que,que...
Democracia ou Ditadura...?
Pois bem,com este tipo de atitudes e todo este autismo com que estes governantes,nos contempalm no nosso dia a dia,que me tira a "pachorra",que me revolta com situações perfeitamente inadmissíveis,que me "atira á cara" a precaridade no trabalho,que me faz pensar porque "carga de água" os nossos pais e avós,não têm a velhice que mereciam...em sossego,com assistência médica,com assistência social ; não,eles não têm nada disso e nós vamos ter ainda muito menos...e os nossos filhos e os nossos netos...? ...que estará guardado para eles...?
Nada de bom,penso eu.Espero estar enganado e que este belo País ao qual me orgulho de pertencer,consiga "dar a volta" e "sair por cima"...mas uma coisa é certa,não vai ser concerteza com este tipo de governantes,que instituiram entre nós,uma...uma autêntica Ditadura Democrática...
Haja paciência,dirão alguns ; para mim,já não há "pachorra" para lidar com esta gente e com esta Ditadura Democrática...
[ ouvindo mp3...Bruce Springsteen - "Born to run" ]
2 Comments:
A democracia - mesmo uma democracia carente de conteúdo democrático, como é esta em que vivemos - é sempre preferível à ditadura.
É certo que a hipocrisia destes «democratas» género Sócrates & Cia. é irritante e, por vezes, provoca-nos desânimos e amarguras. É certo, também, que a «democracia» em que vivemos comporta perigos muitos - o mais grave dos quais é, precisamente, o de ela estar a assemelhar-se cada vez mais à ditadura fascista que durante 48 anos oprimiu e reprimiu brutalmente Portugal e os portugueses.
Mas, apesar disso, a luta pela democracia é, hoje, em muitos aspectos, muito menos difícil do que a luta que travámos contra a ditadura fascista: hoje, não corremos, por enquanto, o risco de uma qualquer PIDE nos encerrar em qualquer Caxias, ou em qualquer Peniche, ou em qualquer Tarrafal - e isso não é de somenos importância.
E é necessário que não deixemos que isso venha a acontecer, é necessário que Fascismo NUNCA MAIS - objectivo que só pode ser alcançado através da luta, da luta persistente, confiante, determinada.
Nesse sentido, o exemplo dos que resistiram ao fascismo e sofreram as consequências dessa opção constitui uma referência fundamental para todos nós.
Lutar, lutar sempre: para que o fascismo não volte; para que democracia queira dizer democracia.
Um abraço.
Amigo, tenho uma ideia para ti. Da proxima vez que aceitares um convite do PS para integrar listas autárquicas devias dar, a ti próprio, um grande estalo!
Enviar um comentário
<< Home