html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> "...estórias...do Fogareiro": A (minha) estória da "Noite das Bruxas"

tocha.gif

sexta-feira, outubro 31, 2008

A (minha) estória da "Noite das Bruxas"


Depois de pesquisar (pesquisar sim, porque para mim o Halloween era uma tradição americana e pronto... afinal não é bem assim) um bocado, cheguei à conclusão que Halloween, Dia de Todos os Santos e Dia dos Mortos está tudo "junto".
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de Outubro), os espíritos saíam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Essa noite era chamada de "Samhain", o "Dia das Almas".
Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objectos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
O Halloween é portanto (!!!) a célebre "Noite das Bruxas" e ponto final. É assim uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de Outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
E depois... Halloween vem de Dia de Todos os Santos! Este diz-se em inglês All Hallows Day. Como a noite anterior a este dia é muito importante, o Halloween é uma abreviatura de All Hallows Even - "Noite de Todos os Santos".
As máscaras ou "caraças" é que eu pensava que eram só no Carnaval... mas também eu ainda sou do tempo é que só festejava esse mesmo Carnaval. Nunca festejei esta "Noite das Bruxas" e se calhar ainda ia a tempo.
O que eu aprendi...
[ ouvindo mp3... Marilyn Manson - "This is halloween" ]


"Blog Powered" por BLOGGER.COM

"Blog Equiped" com HERACLEUM blog & web tools ; CBOX.ws ; ClokLink ; GEOLOC ; ShinyStat ; BRAVENET.com ; METEORED.com ; Altavista BABELFISH ; TOP-REFERERS ; ASK GAMBLERS ;

"Blog Template" por Douglas Bowman

"Blog Tunning" por Octavio Serrao AKA Fogareiro

"Blog Dedicated" ao meu filho MARCOS ANDRÉ e ao meu pai "MESTRE" JOAQUIM SANTOS

"Blog also Dedicated" a restante familia e melhores amigos

SCP.gif aac1.jpg