"ForUjazz" em Lisboa
O "ForUjazz" regressa com uma programação que promete apresentar do melhor no Parque Mayer em Lisboa ; este festival apresenta este ano, talvez, os três maiores nomes do jazz europeu das últimas décadas : Louis Sclavis, Alexander Von Schlippenbach e Peter Brotzmann.A estes três “pesos pesados”, junta-se a categoria de um dos mais interessantes ensembles sedeados em Portugal, o multinacional IMI Kollektief.
Nada melhor que abrir com o duo de Louis Sclavis, um verdadeiro colosso do melhor jazz Francês das ultimas três décadas. Com ele vem Vincent Courtois, o mais interessante e requisitado violoncelista francês do momento.Na segunda noite,teremos o privilégio de assistir a um dos mais aguardados concertos do ano, Alexander Von Schlippenbach e o seu quinteto tocam a obra de Thelonious Monk segundo um prisma muito pessoal. Depois de ter sido apontado por quase todos como o melhor disco de jazz de 2005, "Monk's Casino" é apresentado em Portugal pela primeira vez.
A fechar a programação no Teatro Variedades, toca a 21 o trio de Peter Brotzmann, o autor do consagrado, polémico e obrigatório manifesto do free jazz europeu, “Machine Gun” em 1968.Quase 40 anos depois, Brotzmann vem a Portugal pela segunda vez.
Cá para mim,como diz o meu amigo Justino "...tens a mania que és pseudo-intelectual...",já só falta arranjar um dinheirito para o bilhete num daqueles dias...pois.
[ ouvindo mp3...Jquest - "Só hoje" ]
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home