html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> "...estórias...do Fogareiro": Solidariedade...

tocha.gif

quarta-feira, abril 26, 2006

Solidariedade...



Aceitando o repto que me foi lançado pelo meu "conterrâneo" blog Da minha varanda,e achando uma excelente ideia,aqui fica o meu contributo.

A Acreditar é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que pretende ajudar as crianças com cancro, e as respectivas famílias, a superar melhor os diversos problemas que se colocam a partir do momento em que é diagnosticado o cancro, contribuindo para fomentar a esperança. Foi fundada em 1993 e desde logo passou a estar integrada na Confederação Internacional das Associações de Pais de Crianças com Cancro (ICCCPO). Vive essencialmente dos apoios dos seus associados e amigos, do trabalho de voluntários e de um reduzido corpo de pessoal administrativo que assegura a sua gestão corrente.
Tratar a criança com cancro e não só o cancro na criança!
Este é lema da Acreditar, associação fundada em 1993 por iniciativa de um grupo de pais com crianças com cancro e em tratamento no serviço de pediatria do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. Ansfriede Zwaagstra, fazia parte deste grupo de pais e, hoje, é governanta da casa de acolhimento da Acreditar em Lisboa. “A parte técnica dos tratamentos era bem-feita, mas faltava muito da parte humana, e continua a faltar. Nós sentimos uma certa falta de acompanhamento, de explicação e informação. A linguagem dos médicos é, em geral, muito fechada, o que para alguns pais é um problema”, diz-nos.
Para colmatar este problema, não só em Lisboa, foram criados núcleos da Acreditar no Porto, em Coimbra e na Madeira, junto aos hospitais oncológicos onde as crianças com cancro estavam a ser tratadas.

Apoio às famílias
A Acreditar tem ao dispor das crianças, pais e professores uma série de publicações que visam a desmistificação da doença. Algumas são bastante vocacionadas como por exemplo sobre a radioterapia, quimioterapia, leucemia e o guia para professores.Além destas publicações, desde o início da Acreditar, os pais de crianças com cancro da Acreditar visitam os pais recém-chegados ao IPO, entregam-lhes as publicações da Associação e conversam com eles de modo a estabelecer uma relação. “Estamos aqui para esclarecer, ajudar e apoiar os pais e crianças nesta situação”, afirma Ansfriede Zwaagstra.

As Casas da Acreditar
A ideia de criar Casas de Acolhimento surgiu da necessidade de garantir um ponto de apoio logístico próximo para as crianças com cancro, acompanhadas das respectivas famílias, durante os períodos de tratamento ambulatório.
A Casa de Lisboa abriu em 2003, dispõe de 12 quartos individuais com casa de banho privativa, refeitório, cozinha, lavandaria, sala de estar para os pais, sala de estar para adolescentes e uma outra para os mais pequenos. Está disponível, gratuitamente, para pais que apoiam e acompanham as suas crianças em tratamento no IPO de Lisboa e para as crianças que, embora se encontrem em tratamento, não necessitam estar internadas.
Existe, ainda, uma Casa no Funchal, em regime de centro de dia, para quando as crianças e familiares aguardam os tratamentos e consultas.
Está a ser construída, prevendo-se que em 2007 esta operacional, a Casa de Coimbra, ao lado do novo hospital pediátrico. Terá 20 quartos, disponíveis não só para crianças com cancro e seus familiares como para todas as patologias pediátricas.A Acreditar também pretende, no futuro, construir uma casa no Porto.

Como pode ajudar…
Poderá ajudar dando apoio humano (voluntariado); apoio material; apoio financeiro ou tornando-se associado da Acreditar.

Para mais informações contacte a Acreditar (Sede):
R. Prof. Lima Basto, 73 – 1070-210 LisboaTel: 217 221 150 Fax: 217 221 151E-mail: acreditar@acreditar.ptSite: www.acreditar.org.pt

[ ouvindo mp3...The Corrs - "What can I do" ]


"Blog Powered" por BLOGGER.COM

"Blog Equiped" com HERACLEUM blog & web tools ; CBOX.ws ; ClokLink ; GEOLOC ; ShinyStat ; BRAVENET.com ; METEORED.com ; Altavista BABELFISH ; TOP-REFERERS ; ASK GAMBLERS ;

"Blog Template" por Douglas Bowman

"Blog Tunning" por Octavio Serrao AKA Fogareiro

"Blog Dedicated" ao meu filho MARCOS ANDRÉ e ao meu pai "MESTRE" JOAQUIM SANTOS

"Blog also Dedicated" a restante familia e melhores amigos

SCP.gif aac1.jpg