html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> "...estórias...do Fogareiro": Conversas e cerveja Cuca

tocha.gif

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Conversas e cerveja Cuca

Sentado na esplanada do café na Avenida da Liberdade...logo ontem que o dia não estava nada,mesmo nada agradável para esplanadas mas pronto.Um café depois de ter feito contrato de abastecimento de água com a EPAL...sim...Enquanto saboreava o tal café e um Marlboro Light do preço antigo,não pude deixar de notar a conversa na mesa ao lado...estavam os dois sentados ali,amigos como tantos outros...No intervalo entre duas cervejas dizia um "...então ainda tens aquela tatuagem no braço, a dizer “Angola - 1973”...? A esta pergunta reparei que ambos pararam um bocado envoltos num mar de recordações, de distância que separa Portugal da Guiné,de Angola,de Moçambique… Recordações do dia em que receberam a carta a convocá-los para embarcarem certamente no ‘Vera Cruz’, rumo à terra desconhecida, onde havia uma guerra desconhecida...por motivos desconhecidos...com um povo desconhecido.De certeza recordavam o dia em que abriram a carta e pensaram que não iam voltar. Que,se calhar, ficavam lá, como os outros, a "fazer tijolo"..."...Lembras do teu alferes...? O teu instrutor que te ensinou tudo o que sabias, a ti...um puto, mas que ficou enterrado e tu vivo,ainda hoje...?" O receio que deviam ter de perder um colega e um amigo cada vez que iam fazer uma patrulha. Em cada vez que saíam para o mato. Os momentos bons, quando relaxavam um pouco, bebiam cerveja Cuca, gin tónico e whisky com Coca-Cola ( ...que de certeza vinha na altura da América e com sabor diferente da europeia...).
Fiquei-me pelo meu café e pelo meu cigarro,até porque o "papelinho" do parquímetro já tinha "perdido a validade"...pois.Eles lá ficaram...entrei no carro e coloquei o Cd a "rolar"...Um Cd dos Creedence Clearwater Revival com musiquinha dos meus tempos...passava a faixa "Down on the corner"...precisamente a música que "publicitava" a Cerveja Cuca naqueles tempos ( procurei o clip e aí está ele,"memo" aqui ao lado...).Procuro-me quantas terão eles bebido em terras do Ultramar...e digo para mim "...Que sorte a tua...inda batias lá com os costados em Angola...inda levavas lá um tiro e prontos...".Conversas.
[ ouvindo mp3...Creedence Clearwater Revival - "Down on the corner" ]


"Blog Powered" por BLOGGER.COM

"Blog Equiped" com HERACLEUM blog & web tools ; CBOX.ws ; ClokLink ; GEOLOC ; ShinyStat ; BRAVENET.com ; METEORED.com ; Altavista BABELFISH ; TOP-REFERERS ; ASK GAMBLERS ;

"Blog Template" por Douglas Bowman

"Blog Tunning" por Octavio Serrao AKA Fogareiro

"Blog Dedicated" ao meu filho MARCOS ANDRÉ e ao meu pai "MESTRE" JOAQUIM SANTOS

"Blog also Dedicated" a restante familia e melhores amigos

SCP.gif aac1.jpg