Cartoons...parte do que penso...
Quem sou eu para falar dos cartoons...? Quem sou para falar dos célebres cartoons de Maomé...? Não há mais nada a dizer a não ser uma profunda estupefação pela situação que se vive.O jornal dinamarquês "Jyllands-Posten" publicou-as.Estão publicadas e pronto.Não serão de bom gosto mas são simples caricaturas ; os muçulmanos ou islâmicos ou árabes ou etc e tal não gostaram.Estão no seu pleno direito.Os tais cartoons foram publicados a primeira vez em 30 de Setembro do ano passado e só agora temos este "estardalhaço" todo dos muçulmanos, com ataques ás embaixadas da Dinamarca,Noruega,França,Austria...queimam-se as bandeiras da mesma Dinamarca,da mesma Noruega,de França,Austria,Itália,Israel,Estados Unidos,Inglaterra,Espanha...milhares e milhares de manifestantes,alguns empunhando armas,protestam com violência ; o Governo da Dinamarca já pediu desculpas,o jornal pediu desculpas e acabou de voltar a pedir desculpas e...a doutrina dos muçulmanos parece não conhecer a palavra perdão...Os cristãos conhecem e aplicam essa palavra.Maneiras diferentes de professar uma religião...sem dúvida.
Os muçulmanos manifestam-se em pleno coração da Europa e os Europeus vigiam,no sentido de manter a ordem...seria possível haver uma manifestação católica,deste cariz, num qualquer País muçulmano..? Seria possível...? Acho que nem por sombras.
A Liga Árabe Europeia lançou uma "campanha" na sexta-feira, dia em que anunciou a "publicação sistemática de desenhos atrevidos" para "romper tabus e cruzar todas as linhas vermelhas", numa referência às caricaturas de Maomé.Na sua página na Internet, a organização publica um desenho de Hitler deitado na cama com Anne Frank, um símbolo judaico do Holocausto, e uma segunda imagem que questiona o extermínio de judeus."...Depois da lição que árabes e muçulmanos receberam dos europeus sobre liberdade de expressão e tolerância e depois de muitos diários europeus voltarem a publicar as caricaturas dinamarquesas do profeta Maomé, a Liga decidiu entrar no negócio das imagens e fazer uso do seu direito à expressão artística...".
Aceita-se completamente esta atitude dos árabes,embora seja uma forma de tirar "revanche",mas tudo bem,aceita-se e tolera-se.Assim os muçulmanos fossem tolerantes !! Mas a História diz-nos que tolerância é outra palavra desconhecida para eles,uma palavra que não deve constar do Corão...
...aceito que os muçulmanos não tenham "sentido de humor"...nós,Cristãos,já vimos Jesus ser caricaturado e fomos tolerantes.O problema passa,digo eu,leigo nesta matéria...por querer "tapar o sol com uma peneira",o problema é muito maior e com outros fundamentos que não estes ; ele é a invasão e guerra no Iraque,ele é a Síria,ele é a Arábia Saudita,ele é o Afganistão,ele é o Irão e o enriquecimento do urânio...ele é Israel...ele é a Palestina e o Hamas ( sim,o Hamas que mata as suas próprias crianças...e que é ganhador das eleições na Palestina)...ele é que os muçulmanos só "estão bem é a guerrear uns com os outros" ou com alguém...pois é.O grande problema é outro que não os cartoons ; até porque o timing desta confusão toda tinha que ser agora e não em Setembro do ano passado...
E para mais acho que a Europa não é obrigada a "agachar-se" desta maneira...se entendemos a poligamia dos muçulmanos,eles têm que entender a nossa monogamia...se entendemos que o seu deus seja Maomé,eles têm que entender que o nosso é Jesus Cristo...os muçulmanos consentiriam alguma vez que fosse exposto um trabalho sobre Maomé,como a exposição que agora decorre em Londres com o título "Jesus Cristo e a sua sexualidade"...? Nunca na vida tal podia acontecer num país árabe ou muçulmano ou sei lá o quê... Pois é.Tolerâncias.Mas os muçulmanos têm que entender que foram cartoons de mau gosto,é certo...mas têm que aprender a ler no Corão a palavra tolerância...pelo menos deviam tentar,mas não...preferem guerras...Preferem o fundamentalismo e pronto.
E para além disso,embora a nossa Liberdade termine onde começa a Liberdade dos outros...como dizia Pacheco Pereira no seu Abrupto "...a liberdade de expressão ou há...ou não há...".
E pronto,este post "fugiu" ao meu tipo de "postas" mas é parte do que eu penso e não vou voltar a escrever sobre isto porque das duas uma : ou sou vítima de um atentado fundamentalista islâmico ou Portugal,tal como a Dinamarca,tem que pedir desculpa por mim.
[ ouvindo mp3...Jethro Tull - "War child" ]
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home