html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> "...estórias...do Fogareiro": Cartoons...parte do que penso...

tocha.gif

sábado, fevereiro 11, 2006

Cartoons...parte do que penso...

Quem sou eu para falar dos cartoons...? Quem sou para falar dos célebres cartoons de Maomé...? Não há mais nada a dizer a não ser uma profunda estupefação pela situação que se vive.O jornal dinamarquês "Jyllands-Posten" publicou-as.Estão publicadas e pronto.Não serão de bom gosto mas são simples caricaturas ; os muçulmanos ou islâmicos ou árabes ou etc e tal não gostaram.Estão no seu pleno direito.Os tais cartoons foram publicados a primeira vez em 30 de Setembro do ano passado e só agora temos este "estardalhaço" todo dos muçulmanos, com ataques ás embaixadas da Dinamarca,Noruega,França,Austria...queimam-se as bandeiras da mesma Dinamarca,da mesma Noruega,de França,Austria,Itália,Israel,Estados Unidos,Inglaterra,Espanha...milhares e milhares de manifestantes,alguns empunhando armas,protestam com violência ; o Governo da Dinamarca já pediu desculpas,o jornal pediu desculpas e acabou de voltar a pedir desculpas e...a doutrina dos muçulmanos parece não conhecer a palavra perdão...Os cristãos conhecem e aplicam essa palavra.Maneiras diferentes de professar uma religião...sem dúvida.
Os muçulmanos manifestam-se em pleno coração da Europa e os Europeus vigiam,no sentido de manter a ordem...seria possível haver uma manifestação católica,deste cariz, num qualquer País muçulmano..? Seria possível...? Acho que nem por sombras.
A Liga Árabe Europeia lançou uma "campanha" na sexta-feira, dia em que anunciou a "publicação sistemática de desenhos atrevidos" para "romper tabus e cruzar todas as linhas vermelhas", numa referência às caricaturas de Maomé.Na sua página na Internet, a organização publica um desenho de Hitler deitado na cama com Anne Frank, um símbolo judaico do Holocausto, e uma segunda imagem que questiona o extermínio de judeus."...Depois da lição que árabes e muçulmanos receberam dos europeus sobre liberdade de expressão e tolerância e depois de muitos diários europeus voltarem a publicar as caricaturas dinamarquesas do profeta Maomé, a Liga decidiu entrar no negócio das imagens e fazer uso do seu direito à expressão artística...".
Aceita-se completamente esta atitude dos árabes,embora seja uma forma de tirar "revanche",mas tudo bem,aceita-se e tolera-se.Assim os muçulmanos fossem tolerantes !! Mas a História diz-nos que tolerância é outra palavra desconhecida para eles,uma palavra que não deve constar do Corão...
...aceito que os muçulmanos não tenham "sentido de humor"...nós,Cristãos,já vimos Jesus ser caricaturado e fomos tolerantes.O problema passa,digo eu,leigo nesta matéria...por querer "tapar o sol com uma peneira",o problema é muito maior e com outros fundamentos que não estes ; ele é a invasão e guerra no Iraque,ele é a Síria,ele é a Arábia Saudita,ele é o Afganistão,ele é o Irão e o enriquecimento do urânio...ele é Israel...ele é a Palestina e o Hamas ( sim,o Hamas que mata as suas próprias crianças...e que é ganhador das eleições na Palestina)...ele é que os muçulmanos só "estão bem é a guerrear uns com os outros" ou com alguém...pois é.O grande problema é outro que não os cartoons ; até porque o timing desta confusão toda tinha que ser agora e não em Setembro do ano passado...
E para mais acho que a Europa não é obrigada a "agachar-se" desta maneira...se entendemos a poligamia dos muçulmanos,eles têm que entender a nossa monogamia...se entendemos que o seu deus seja Maomé,eles têm que entender que o nosso é Jesus Cristo...os muçulmanos consentiriam alguma vez que fosse exposto um trabalho sobre Maomé,como a exposição que agora decorre em Londres com o título "Jesus Cristo e a sua sexualidade"...? Nunca na vida tal podia acontecer num país árabe ou muçulmano ou sei lá o quê... Pois é.Tolerâncias.Mas os muçulmanos têm que entender que foram cartoons de mau gosto,é certo...mas têm que aprender a ler no Corão a palavra tolerância...pelo menos deviam tentar,mas não...preferem guerras...Preferem o fundamentalismo e pronto.
E para além disso,embora a nossa Liberdade termine onde começa a Liberdade dos outros...como dizia Pacheco Pereira no seu Abrupto "...a liberdade de expressão ou há...ou não há...".
E pronto,este post "fugiu" ao meu tipo de "postas" mas é parte do que eu penso e não vou voltar a escrever sobre isto porque das duas uma : ou sou vítima de um atentado fundamentalista islâmico ou Portugal,tal como a Dinamarca,tem que pedir desculpa por mim.
[ ouvindo mp3...Jethro Tull - "War child" ]


"Blog Powered" por BLOGGER.COM

"Blog Equiped" com HERACLEUM blog & web tools ; CBOX.ws ; ClokLink ; GEOLOC ; ShinyStat ; BRAVENET.com ; METEORED.com ; Altavista BABELFISH ; TOP-REFERERS ; ASK GAMBLERS ;

"Blog Template" por Douglas Bowman

"Blog Tunning" por Octavio Serrao AKA Fogareiro

"Blog Dedicated" ao meu filho MARCOS ANDRÉ e ao meu pai "MESTRE" JOAQUIM SANTOS

"Blog also Dedicated" a restante familia e melhores amigos

SCP.gif aac1.jpg